Deputados defendem ações de prevenção a tragédias climáticas na Paraíba

0
29
sessão ALPB

Preocupados com as tragédias ocorridas no país em consequência das mudanças climáticas, os deputados estaduais defenderam, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), a realização de debates e ações com o intuito de prevenir catástrofes climáticas no estado da Paraíba, como as ocorridas no estado do Rio Grande do Sul.

O deputado Chió sugeriu a criação de um observatório estadual das mudanças climáticas, com o objetivo de monitorar e analisar os impactos ambientais. “É preciso ouvir a academia. O próprio governador Eduardo Leite, ontem, admitiu que sabia dos perigos que o Rio Grande do Sul corria. Ele recebeu estudos, mostrando que a catástrofe era iminente. Talvez a gente não pudesse, lá no Rio Grande do Sul, resolver todo o problema, mas, pelo menos, aquelas mortes poderiam ser evitadas se a gente tivesse ouvido a ciência, ouvido os estudos que foram feitos no Rio Grande do Sul”, explicou o parlamentar.

Chió destacou também que, aqui na Paraíba, existem vários estudos que apontam para o processo da desertificação, que podem ajudar o Governo do Estado a planejar ações e evitar o êxodo rural e a perda da biodiversidade e da produção.

A deputada Cida Ramos convidou os demais parlamentares a participarem, na próxima quinta-feira (23), na Casa Epitácio Pessoa, de um amplo debate com a presença de especialistas em clima da Paraíba, ambientalistas e representantes de entidades protetoras do meio ambiente para discutir medidas de prevenção. “Na Paraíba, nós temos 44 cidades com diversas áreas em situação de risco climático como deslizamento, desabamento, inundação, então, temos que ter atitude e a Assembleia tem que se antecipar a esse debate”, argumentou Cida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here