Estudo revela que malhar queima mais gordura do que correr

0
46

Uma pesquisa recente da Universidade de Stanford publicada no jornal científico Diabetologia aponta que a musculação é mais eficiente em queimar gordura e controlar o açúcar no sangue do que manter uma rotina de exercícios cardiorrespiratórios.

A pesquisa contou com 186 indivíduos com diabetes tipo 2, que tiveram seus indicadores de saúde acompanhados ao longo de nove meses para avaliar os efeitos dos exercícios físicos no funcionamento do corpo.

Os participantes foram divididos em três grupos: alguns faziam apenas treinos de musculação, outros exclusivamente cardio e os demais mantinham uma rotina que combinava cardio e musculação. Nos treinos de musculação, os participantes eram incentivados a malhar pernas e braços três vezes por semana, enquanto os de cardio deviam usar a esteira ou a bicicleta ergométrica em igual periodicidade.

Resultados mostram diferença entre cardio e musculação

Apenas os voluntários que fizeram exclusivamente treinos de força tiveram aumento de massa magra no corpo; eles também apresentaram melhores índices de controle do açúcar no corpo. Além de não ganhar massa magra, os que fizeram exclusivamente treinos de cardio não conseguiram manter os níveis de açúcar do sangue sob controle por muito tempo.

A musculação ajuda a formar mais massa magra no corpo, o que leva à diminuição da gordura corporal. Os treinos de cardio trazem vários benefícios, mas a musculação é mais eficiente em queimar gordura. Os pesquisadores destacam que fazer cardio não é ruim. Contudo, nas medições dos primeiros meses tinham resultados equivalentes aos da musculação. Mas, ao seguir com a prática, os treinos de força foram os que conseguiram melhores resultados.

A musculação pode trazer diversos benefícios para a saúde. Melhorar o condicionamento físico e promover maior resistência muscular são alguns deles. Ao mesmo tempo, acelera o metabolismo e diminui a gordura acumulada no corpo. Também melhora a postura corporal e a capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, a tonificação dos músculos é uma das “consequências” visíveis da prática da musculação. A tonificação acontece devido à perda de gordura. Além disso, o aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura também ajudam no processo. Além de representar ganho de força, permite que haja o desaparecimento das celulites, por exemplo. No entanto, para que os músculos fiquem mais durinhos, é preciso ter uma hidratação correta e alimentação balanceada .

Fazer musculação regularmente é um aliado no tratamento do estresse, ansiedade e depressão, por exemplo. Para que seja possível alcançar o máximo de benefícios, é importante algumas medidas antes de iniciar a prática da musculação. Antes de mais nada, procure uma avaliação física e de saúde. Além de orientação de um profissional de educação física, é preciso prevenir lesões.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here