VÍDEO: Manaus registra transtornos com tempestade de areia

0
51

Um fenômeno incomum assustou os moradores de Manaus, na tarde deste domingo (5). Uma forte ventania levantou uma nuvem de poeira que cobriu a cidade. A princípio, criou uma cena que lembrou uma tempestade de areia. A poeira se misturou à fumaça das queimadas, que ao mesmo tempo já afeta a qualidade do ar na capital há uma semana.

Os eventos ocorreram em diversos locais e tiveram registros em vídeos de moradores em diferentes bairros, como Ponta Negra, Planalto, Lírio do Vale, Parque das Laranjeiras e Aleixo. Nas imagens, é possível ver a poeira voando sobre os prédios, invadindo as casas e reduzindo a visibilidade. Muitas pessoas relataram dificuldades para respirar e irritação nos olhos.

De onde veio a tempestade de poeira em Manaus?

A origem da poeira ainda não foi confirmada pelas autoridades. Contudo, há suspeitas de que ela seja proveniente de obras na Ponta Negra, na Zona Oeste da cidade. Segundo moradores da região, a areia usada nas obras foi levada pelos ventos, que chegaram a atingir 60 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a Defesa Civil de Manaus informou que não recebeu nenhuma ocorrência relacionada à “tempestade de areia”, mas orientou a população a evitar sair de casa e a procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratórios. O órgão também disse que está monitorando a situação e que está em contato com o Inmet para obter mais informações sobre o fenômeno.

A “tempestade de areia” em Manaus é mais um exemplo dos efeitos das mudanças climáticas e do desmatamento na Amazônia. Tudo isso contribui para secas, incêndios, enchentes e outros desastres ambientais na região. Contudo, é preciso que as autoridades e a sociedade civil tomem medidas urgentes para preservar a floresta e a vida de seus habitantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here