Dia Internacional do Cooperativismo será celebrado com ações sociais em vários municípios paraibanos

0
14
Edição anterior do Dia C da Sicredi Evolução em João Pessoa

No próximo sábado (06), é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Também chamada de CoopsDay, a data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial e, neste ano, traz o tema “Cooperativas constroem um futuro melhor para todos”. Na Paraíba, várias cooperativas estão se mobilizando para celebrar o dia com ações sociais vinculadas ao programa Dia de Cooperar (Dia C). As iniciativas têm apoio do Sistema OCB/PB*.

Sediada em João Pessoa, a Sicredi Evolução promoverá uma série de ações coordenadas, em cidades onde a cooperativa de crédito possui pontos de atendimento. As iniciativas acontecem em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabedelo, Santa Rita, Mamanguape, Monteiro, Sapé, Guarabira, Solânea, Bananeiras, Sumé e Itabaiana. Serão oferecidos serviços de saúde e vacinação, apoio a empreendedores, educação financeira para crianças e adolescentes, espaço kids, corte de cabelo, aulas de ginásticas, doação de cestas básicas, doação de cadeiras de rodas e distribuição de mudas de plantas.

Em Patos, a cooperativa Sicoob Paraíba, em parceria com a Unimed Patos, realizará a 2ª edição do Pedal Cooperativo, a partir das 15h. Com mais de 400 inscritos, o Pedal terá percurso de 15km, passando pelas principais vias da cidade e pontos turísticos da região. Para participar, os inscritos devem doar 4kg de alimentos, o que resultará em 1,6 tonelada de produtos. A arrecadação será destinada a projetos sociais da Igreja Evangélica Congregacional de Patos e da Casa da Misericórdia.

            Já o Instituto Sicoob e o Sicoob Central Nordeste, sediado em João Pessoa, estão realizando a Campanha Cooperação, que visa arrecadar alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal para projetos sociais. O período de arrecadação vai até 2 de agosto. As cooperativas participantes escolherão as instituições a serem beneficiadas com as doações. A iniciativa abrange os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

            Para o presidente do Sistema OCB/PB*, André Pacelli, ações como estas mostram que as cooperativas, além de exercerem um importante papel na economia local, têm um forte compromisso com a comunidade. “No Dia Internacional do Cooperativismo celebramos a força econômica e o impacto social das cooperativas nas comunidades onde atuam. Na Paraíba, as cooperativas estão comprometidas com a sociedade, promovendo inclusão social, sustentabilidade e solidariedade, apoiando projetos e entidades beneficentes por todo o estado” afirmou.

            Números do Sistema OCB/PB indicam que o setor reúne mais de 90 mil cooperados no estado, ligados a 93 cooperativas. Estas organizações geram mais de 3.500 empregos diretos nos ramos agropecuário, de saúde, crédito, transportes, infraestrutura, consumo, trabalho, produção de bens e serviços.

Sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

Celebrado mundialmente desde o ano de 1923 e oficialmente proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.

O #CoopsDay visa aumentar a conscientização sobre as cooperativas, destacando suas contribuições para resolver os principais problemas abordados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas, por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), definem conjuntamente o tema para a celebração do #CoopsDay.

Este ano, a celebração marcará o 30º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 102º Dia Internacional Cooperativo. Por meio do #CoopsDay, formuladores de políticas locais, nacionais e internacionais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro justo e sustentável para todos.

*Sistema OCB/PB – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop-PB).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here