Aparecimento de Caravelas-Portuguesas acende alerta nas praias

0
34
Caravelas-Portuguesas

As caravelas-portuguesas estão chamando a atenção em praias cariocas de outras regiões do Brasil. A Praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio, é uma delas. Esses animais exóticos são de extremo perigo devido à sua toxicidade. Recentemente, vídeos compartilhados nas redes sociais mostram esses animais gelatinosos nas areias, e relatos indicam avistamentos também em praias de Maricá, Saquarema e Arraial do Cabo.

As Physalia physalis, como são cientificamente conhecidas, possuem uma bolsa gelatinosa colorida e tentáculos na parte superior. Quando em contato com a pele humana, suas células urticantes podem causar dor, irritação e até queimaduras. A bióloga marinha Juliana Assis alerta que os tentáculos dessas caravelas podem chegar a até 50 metros de comprimento, tornando-as perigosas mesmo quando encalhadas na areia.

Embora esses animais sejam de regiões de águas quentes dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico, eles acabam nas praias brasileiras por conta dos ventos e correntes marítimas. Além disso, o aumento da temperatura da água também contribui para o maior aparecimento da espécie no litoral brasileiro.

Dessa forma, é importante que os banhistas estejam cientes dos perigos das caravelas-portuguesas. Assim, evitem o contato com esses animais. Ao encontrar uma caravela na areia, não mexa, pois elas ainda podem causar queimaduras mesmo fora d’água. A segurança e a saúde de todos devem ser prioridade ao desfrutar das praias do Rio de Janeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here