Brasil pode ganhar o Dia do Rei Pelé e web já quer o feriado

0
26

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o Projeto de Lei 5867/23, uma iniciativa que busca instituir o Dia do Rei Pelé. A data a ser celebrada anualmente é o dia 19 de novembro. A princípio, essa data marca um dos momentos mais emblemáticos da carreira do jogador, quando ele alcançou a extraordinária marca de mil gols em 1969. Dessa forma, o projeto segue para avaliação no Senado.

Ao mesmo tempo, a aprovação da matéria sacudiu imediatamente a web na noite desta quarta-feria (21). Enquanto alguns ficaram apenas no elogio à homenagem, outros internautas já começaram a pedir que o dia fosse feriado. Para muito além de uma data, a web se encantou mesmo foi com a possibilidade de ter dois dias de inatividade. Recentemente o Dia da Consciência Negra, que é 20 de novembro, passou a ser feriado nacional.

O projeto

Os autores dessa proposta são os deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE), e o projeto recebeu parecer favorável do deputado Duarte Jr. (PSB-MA).

O relator do projeto, Duarte Jr., enfatizou a importância de reconhecer o legado de Pelé, que ultrapassou as fronteiras do esporte. “Em 1969, o país parou uma guerra para vê-lo jogar. Ele foi embaixador de órgãos como a ONU, Unesco e Unicef, inclusive sendo nomeado embaixador da boa vontade para a histórica Cúpula da Terra da ONU, a Eco 92”, destacaram os autores do projeto.

Para Duarte Jr., a criação desse dia especial de comemoração é “uma justa homenagem a um ícone do esporte nacional e fonte de inspiração para muitos jovens atletas, estudantes e amantes do esporte”.

Pelé e seu legado

Reconhecido mundialmente como o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu em dezembro de 2022, aos 82 anos, após uma batalha contra o câncer.

A iniciativa de criar o Dia do Rei Pelé é uma maneira de eternizar a grandiosa contribuição do jogador para o esporte brasileiro e mundial. A data escolhida, 19 de novembro, será um momento anual para relembrar e homenagear o extraordinário feito de Pelé, que transcendeu as fronteiras do futebol, tornando-se um ícone global. O projeto agora aguarda a apreciação do Senado para se tornar oficial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here