No último sábado (25), o governo do estado de São Paulo anunciou um edital de licitação visando a instalação de 649 novos pontos de radares em trechos considerados críticos nas rodovias sob a gestão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Todavia, o investimento estimado para essa iniciativa é de R$ 196,8 milhões.
De acordo com as informações divulgadas pela administração pública, o estado de São Paulo possui aproximadamente 21,3 mil quilômetros de rodovias pavimentadas sendo que 12,2 mil quilômetros são de responsabilidade do DER, e os outros 9 mil quilômetros são administrados por concessionárias. Entretanto, vale ressaltar que a malha rodoviária sob a jurisdição do departamento não dispõe de equipamentos fixos em operação.
Além disso, a previsão é que a instalação dos 649 novos equipamentos ocorra ao longo do primeiro semestre de 2024, abrangendo rodovias em 14 regiões do estado.
Portanto, além de monitorar a velocidade dos veículos, os radares terão a capacidade de realizar a leitura automática de placas, bem como contar veículos e transmitir informações em tempo real para o DER.
A distribuição dos novos radares por região é a seguinte:
- São Paulo: 124 pontos de fiscalização;
- Campinas: 71 pontos de fiscalização;
- Taubaté: 67 pontos de fiscalização;
- Rio Claro: 60 pontos de fiscalização;
- Itapetininga: 51 pontos de fiscalização;
- Cubatão: 44 pontos de fiscalização;
- Presidente Prudente: 44 pontos de fiscalização;
- São José do Rio Preto: 36 pontos de fiscalização;
- Assis: 35 pontos de fiscalização;
- Ribeirão Preto: 31 pontos de fiscalização;
- Bauru: 29 pontos de fiscalização;
- Barretos: 26 pontos de fiscalização;
- Araraquara: 16 pontos de fiscalização;
- Araçatuba: 15 pontos de fiscalização.
Esses equipamentos serão divididos nas seguintes categorias:
- 344 radares do tipo fixo controlador eletrônico de velocidade, responsáveis por fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico;
- 192 radares classificatórios do tipo fixo controlador eletrônico composto, encarregados de fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico, bem como diferenciar os tipos de veículos;
- 98 radares do tipo fixo redutor eletrônico de velocidade, com a função de fiscalizar a redução pontual de velocidade estabelecida em relação à velocidade diretriz da via, especialmente em trechos críticos e de vulnerabilidade dos usuários;
- 15 radares do tipo fixo redutor eletrônico composto, comparáveis às lombadas eletrônicas.