Conheça as 10 maiores cidades do interior do Brasil

0
107

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma grande diversidade de paisagens, culturas e economias. Entre as mais de 5 mil cidades brasileiras, algumas se destacam por seu tamanho, desenvolvimento e importância regional. Neste post, vamos conhecer as 10 maiores cidades do interior do Brasil, segundo dados do Censo 2022 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que são cidades do interior?

Antes de apresentar a lista, é preciso definir o que são cidades do interior. De acordo com o IBGE, são considerados municípios do interior aqueles que não fazem parte de regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento (RIDEs), que são aglomerações urbanas formadas por duas ou mais cidades que mantêm uma forte integração econômica, social e territorial. Portanto, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e outras capitais estaduais estão fora da classificação.

As 10 maiores cidades do interior do Brasil

A seguir, confira o ranking das 10 maiores cidades do interior do Brasil por população, com base nos dados do Censo 2022.

1. Campinas (São Paulo)

Campinas é a maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 1.138.309 habitantes. Localizada a cerca de 100 km da capital paulista, Campinas é um importante polo industrial, tecnológico, educacional e cultural do estado de São Paulo. A cidade abriga a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das mais renomadas instituições de ensino superior do país, além de diversos parques, museus, teatros e centros históricos.

2. Sorocaba (São Paulo)

Sorocaba é a segunda maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 723.574 habitantes. Situada a cerca de 80 km da capital paulista, Sorocaba é um dos principais centros econômicos e industriais da região metropolitana de Sorocaba, que engloba 27 municípios. A cidade se destaca pela sua qualidade de vida, infraestrutura urbana, preservação ambiental e oferta de serviços.

3. Uberlândia (Minas Gerais)

Uberlândia é a terceira maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 713.232 habitantes. Localizada no Triângulo Mineiro, a cerca de 550 km da capital Belo Horizonte, Uberlândia é um dos principais polos econômicos e logísticos do estado de Minas Gerais. A cidade conta com um forte setor agropecuário, comercial e de serviços, além de ser um importante centro universitário e cultural.

4. Ribeirão Preto (São Paulo)

Ribeirão Preto é a quarta maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 698.259 habitantes. Localizada na região nordeste do estado de São Paulo, a cerca de 310 km da capital paulista, Ribeirão Preto é conhecida como a “capital nacional do agronegócio”, por sua relevância na produção de cana-de-açúcar, etanol e bioenergia. A cidade também se destaca pela sua vocação para a pesquisa científica, tecnológica e médica.

5. São José dos Campos (São Paulo)

São José dos Campos é a quinta maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 697.428 habitantes. Localizada na região do Vale do Paraíba, a cerca de 90 km da capital paulista, São José dos Campos é um dos principais polos industriais e tecnológicos do país. A cidade abriga o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e empresas como Embraer, Petrobras e Ericsson.

6. Joinville (Santa Catarina)

Joinville é a sexta maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 616.323 habitantes. Localizada na região norte do estado de Santa Catarina, a cerca de 180 km da capital Florianópolis, Joinville é a maior cidade do estado e um dos principais centros industriais e comerciais da região sul do país. A cidade é famosa pelo seu Festival de Dança, o maior do mundo, e pela sua tradição germânica, que se reflete na arquitetura, na gastronomia e na cultura.

7. Feira de Santana (Bahia)

Feira de Santana é a sétima maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 616.279 habitantes. Localizada na região centro-norte do estado da Bahia, a cerca de 110 km da capital Salvador, Feira de Santana é um dos principais polos econômicos e populacionais do nordeste brasileiro. A cidade se destaca pela sua diversidade cultural, que inclui manifestações como o samba de roda, o bumba-meu-boi e a micareta.

8. Londrina (Paraná)

Londrina é a oitava maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 555.937 habitantes. Localizada na região norte do estado do Paraná, a cerca de 390 km da capital Curitiba, Londrina é um dos principais centros urbanos e culturais do sul do país. A cidade se destaca pela sua produção agrícola, especialmente de café, soja e milho, e pela sua oferta de ensino superior e pesquisa.

9. Juiz de Fora (Minas Gerais)

Juiz de Fora é a nona maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 540.756 habitantes. Localizada na região da Zona da Mata, a cerca de 280 km da capital Belo Horizonte, Juiz de Fora é um dos principais polos econômicos e educacionais do estado de Minas Gerais. A cidade conta com um diversificado setor industrial, comercial e de serviços, além de ser um importante centro universitário e cultural.

10. Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro)

Campos dos Goytacazes é a décima maior cidade do interior do Brasil, com uma população de 483.551 habitantes. Localizada na região norte do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 280 km da capital fluminense, Campos dos Goytacazes é um dos principais polos econômicos e energéticos do país. A cidade se destaca pela sua produção de petróleo e gás natural, cana-de-açúcar e etanol, além de ser um importante centro histórico e cultural.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here