Paraíba ganha lei que garante aos pais treinamento de manobra de desengasgo

0
24

Você sabe o que fazer se o seu bebê se engasgar com algum alimento ou objeto? Essa é uma situação que pode acontecer a qualquer momento e que exige uma ação rápida e eficaz para evitar complicações graves ou até mesmo a morte. Por isso, é muito importante que os pais e cuidadores aprendam a técnica da Manobra de Heimlich, que consiste em pressionar o abdômen da criança para expelir o que está obstruindo as vias respiratórias.

Pensando na segurança e na saúde dos recém-nascidos, o deputado Felipe Leitão criou uma lei que obriga os estabelecimentos de saúde da Paraíba a realizar o treinamento de gestantes e genitores da Manobra de Heimlich antes da alta médica. A lei nº 12.809 foi sancionada pelo governador do estado no dia 16 de outubro de 2023 e já está em vigor.

Segundo o autor da lei, o objetivo é prevenir acidentes domésticos e salvar vidas. “Muitos pais não sabem como agir em caso de engasgo e acabam perdendo tempo ou fazendo algo errado. Com o treinamento, eles vão aprender a reconhecer os sinais de engasgo e a aplicar a manobra corretamente, aumentando as chances de sobrevivência do bebê”, afirma o deputado.

A lei vale para todos os estabelecimentos de saúde que realizem e/ou prestem serviços de parto, sejam eles públicos ou privados. Os hospitais, as maternidades, as clínicas, os centros de saúde e os postos de saúde devem providenciar profissionais e materiais adequados para o treinamento, que deve ser feito com todas as gestantes e genitores que tiverem seus filhos nesses locais.

Se você está grávida ou planeja ter um filho, fique atento a essa novidade e aproveite a oportunidade de aprender a Manobra de Heimlich. Assim, você estará mais preparado para cuidar do seu bebê e evitar situações de risco. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here