Seminário discute desafios e estratégias da economia criativa na Paraíba

0
15

A capital paraibana vai receber mais uma oportunidade para discutir e aprimorar o mercado da economia criativa. No próximo dia 19,acontece o Seminário Economia Criativa e Profissionalização do Setor Cultural :Desafios e Estratégias dos Setores Criativos, na Sala Vladimir de Carvalho, na Usina Energisa, a partir das 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://doity.com.br/ecocriativa.

O Seminário vai reunir nomes da produção cultural paraibanae contará com a participação de Cláudia Leitão, consultora em Economia Criativapara a Organização Mundial do Comércio (OMC) e para a Conferência das NaçõesUnidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Também confirmaram presença na mesa redonda Delânia Azevedo Cavalcante, coordenadora de Investimento Social Privado da Energisa; Danylo Aguiar, gestor da Aguiar Gestão Criativa; Gabriel Moura, da Maracá Cidadania e Dina Faria, diretora da Atua Comunicação Criativa. A mediação ficará por conta de Alexandre Santos, do Observatório de Políticas Culturais.

Lançamento de Livro

Na sequência após o Seminário, haverá o lançamento do livro Criatividade e Emancipação nas Comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira, que tem a organização da professora Cláudia Leitão.

A proposta do livro coloca a criatividade como um insumo fundamental para o desenvolvimento e busca oferecer subsídios para gestores públicos, produtores, pesquisadores, profissionais e demais agentes da economia criativa para uma gestão competente dos recursos da cultura.

O Seminário Economia Criativa e Profissionalização do Setor Cultural: Desafios e Estratégias dos Setores Criativos é uma realização conjunta da Atua Comunicação Criativa, Fórum de Produção Cultural da Paraíba, Maracá Cidadania e Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult) e conta com apoio do Grupo Energisa, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba e Sebrae.

Sobre Cláudia Leitão

Cláudia Leitão foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará(2003-2006) e secretária da Economia Criativa do MinC (2011 a 2013). Ela também dirigiu o Observatório de Fortaleza do Instituto de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza (2017-2020) e foi presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa na Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (2019-2020).

Atua como consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento. Também presta consultoria em Economia Criativa para o Sebrae, para governos federal, estaduais e municipais, empresas privadas e outras organizações. É doutora em Sociologia pela Sorbonne (Paris V) e mestra em Direito pela USP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here