TSE julga ação que pode deixar Bolsonaro inelegível – 22/06/2023

0
6

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (22). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Mentiras para atacar as urnas. O ex-presidente Jair Bolsonaro pode se tornar inelegível a partir do julgamento de uma ação do PDT que tem início nesta quinta (22) no Tribunal Superior Eleitoral. O PDT alega que Bolsonaro cometeu abuso de poder político ao usar indevidamente uma TV pública para transmitir reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em que o sistema eleitoral brasileiro foi atacado com mentiras pelo próprio presidente. Entenda os detalhes do julgamento em UOL Confere.

O primeiro a falar na sessão, a partir das 9h, será o relator, ministro Benedito Gonçalves, escreve Carolina Brígido. Depois falam o autor da ação, Walber Agra, e Tarcísio Vieira de Carvalho, advogado do ex-presidente. Em visita ao Senado na quarta (21), Bolsonaro comparou o seu caso ao da chapa presidencial que reuniu Dilma Roussef e Michel Temer, cuja cassação foi rejeitada pelo TSE após suspeitas de caixa dois. Na época, em 2017, a ex-presidente Dilma já havia sido afastada do cargo por impeachment.

Declaração de guerra nos juros. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central jogou a culpa nas expectativas de inflação para manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. O governo Lula e várias entidades do setor produtivo pressionaram pela redução dos juros, sem resultado. A equipe econômica interpretou a decisão do Copom como um boicote ao governo Lula. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, falou em sabotagem e pediu a intervenção do Senado no caso.

Um comunicado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) cita o ambiente hostil gerado pelo título brasileiro de campeão mundial de juros reais: “Famílias e empresas estão endividadas e o crédito está caro e escasso”. Na quarta (21), 51 membros do Conselhão, entre eles a CUT, publicaram carta aberta a favor da redução das taxas.

Convite para a cúpula da paz. Na quarta (21), enquanto o presidente Lula se reunia com o papa Francisco no Vaticano, o diplomata Celso Amorim se encontrou com o enviado da Santa Sé para negociar uma saída para a guerra na Ucrânia. Jamil Chade escreve que o Vaticano mantém uma postura sobre o conflito que dialoga com a do Itamaraty.

“É preciso parar de atirar”, disse Lula em Roma. “O problema é que a Europa e os EUA estão totalmente envolvidos nessa guerra”. O tema da Ucrânia invadida pelos russos volta a ser discutido na quinta e na sexta (23), em Paris, com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Reviravolta na herança de Gugu Liberato. As filhas de Gugu Liberato vão recorrer da decisão do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) que validou o testamento deixado pelo apresentador e exclui a mãe delas, Rose di Matteo, da partilha da herança. Veja os motivos aqui. A briga judicial que já andava tensa complicou na quarta (21), com a surpreendente notícia de que Gugu pode ter mais um herdeiro, um filho gerado quando ele tinha apenas 15 anos, em São Paulo.

A revelação se deu em audiência judicial na quarta (21), quando a família tomou conhecimento de uma ação de investigação de paternidade aberta pelo comerciante Ricardo Rocha, de 48 anos, que também pede parte da herança. As filhas gêmeas de Gugu concordaram em fazer o teste de DNA. Nesta quinta (22) ocorre uma terceira audiência sobre o caso. Leia em Splash quem são as pessoas mencionadas no testamento.

Morre o atirador de escola do Paraná. Subiu de dois para três o número de vítimas fatais no ataque a escola em Cambé, no Paraná. Na quarta (21), o governo do Estado informou que o atirador que matou dois adolescentes, preso no dia do ataque, foi encontrado morto na cela. Segundo a Polícia Militar, o corpo do rapaz de 21 anos, ex-aluno da escola, tinha sinais de enforcamento.

Um terceiro suspeito de envolvimento no ataque a tiros foi preso longe do Paraná, em Gravatá, cidade de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele tem 18 anos. As vítimas do atirador foram uma estudante de 17 anos, Karoline Verri, e o namorado dela, Luan Augusto, de 16 anos, enterrado em Cambé na quarta (21), com homenagens. “Ele não machucou duas famílias, ele machucou a comunidade, o país”, disse o avô Valdomiro Augusto da Silva, referindo-se ao atirador.

Senado aprova Zanin com folga. Por 58 votos a 18, o plenário do Senado aprovou a indicação do advogado Cristiano Zanin Martins ao Supremo Tribunal Federal. A posse na vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski ainda demora, vai ficar para depois do recesso do Judiciário. Zanin precisava de 41 votos, conseguiu 17 a mais.

Na sabatina de cerca de oito horas, o agora futuro ministro do STF tentou afastar a fama de “advogado pessoal de Lula”. Disse que a defesa do presidente na Operação Lava Jato foi um dos vários casos de sua carreira. Sobre a descriminalização do aborto, lembrou que a Constituição prevê o direito à vida, com leis de exceção para casos como a gravidez derivada de estupro.

Os desafios para resgatar cinco desaparecidos. É missão quase impossível, resgatar um submersível de pequenas dimensões no fundo do mar, local escuro e abalado por correntes fortes, e ainda a pressão da água muito elevada. As operações de busca de aviões e embarcações da Guarda Costeira de Canadá e Estados Unidos correm contra o tempo porque o oxigênio disponível para as cinco pessoas a bordo do Titan pode estar no fim nesta quinta (22), cinco dias após o desaparecimento. Se a cápsula retornar à superfície, as chances de socorro aumentam.

As comunicações por sons e luzes são difíceis. “Infelizmente a água do mar bloqueia muito rapidamente a transmissão de ondas eletromagnéticas embaixo da superfície”, disse Eric Fusil, especialista da Universidade de Adelaide, para quem explorar o mundo subaquático é tão desafiador quanto viajar ao espaço. Lá onde estão os destroços do Titanic, a pressão a 3.800 metros de profundidade é equivalente a 400 atmosferas, uma sensação de peso parecida com 35 elefantes sobre os ombros.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here