Entrada de venezuelanos no Brasil dispara com mais crianças e idosos – 13/06/2023

0
5

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (13). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Crise humanitária na fronteira. De 2017 até o ano passado, 906 municípios brasileiros receberam 89 mil imigrantes venezuelanos. Este número está em disparada na cidade de Pacaraima, em Roraima. Entre janeiro e março deste ano, entraram pela fronteira 51.838 venezuelanos, um aumento de 64,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quem acompanha a crise humanitária na cidade atribui a alta à chegada de mais crianças desacompanhadas, idosos e pessoas doentes, informa Carlos Madeiro. Os dados são da Operação Acolhida, da Casa Civil do governo federal. A situação preocupa a Agência da ONU para Refugiados, a Acnur: “As pessoas idosas, com debilidades, estão chegando em maior número do que no período pré-pandemia”, diz a Acnur em comunicado.

Peso no bolso. Os planos de saúde individuais e familiares vão ter reajuste máximo de até 9,63% em 2023, autorizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde). O reajuste pode ser aplicado no mês em que o plano de saúde foi contratado pelo usuário. No caso dos contratos com aniversário em maio, junho ou julho, será autorizada a cobrança retroativa. Entenda aqui como funciona.

No ano passado, os planos de saúde tiveram reajuste maior, de 15,5%. Entram no cálculo o Índice de Variação anual de Despesas Assistenciais (IVDA) e a inflação acumulada do ano. Buscar a portabilidade de carências para outro plano é uma alternativa para fugir do aumento.

Ivete Sangalo em festa. “O casamento é um compromisso que primeiramente é com você”, dispara Ivete Sangalo em entrevista a Splash. “Tem que ser algo bom”. A cantora esteve em São Luís, no Maranhão, para uma festa junina e conversou com o colunista Lucas Pasin sobre o relacionamento com o marido Daniel Cady.

Para Ivete, a rotina de pessoas casadas é um grande acordo. “É preciso ter renovação dos votos, da admiração, do tesão, do caminhar junto”. Leia mais em Splash.

O dinheiro voltou. Durante encontro com o presidente Lula no Palácio do Planalto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou o investimento de 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. O valor equivale a cerca de R$ 105 milhões e se destina a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desamatamento na Amazônia Legal. Durante o governo Bolsonaro, Alemanha, França e Suécia cancelaram suas contribuições.

No centro da agenda de Ursula von der Leyen está o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Lula fez críticas a novas exigências do acordo, que incluem sanções ambientais ao Brasil, e disse que “a premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua”. A executiva alemã, uma mulher poderosa que negocia orçamentos e tratados internacionais, também vai visitar Argentina, Chile e México. Jamil Chade escreve sobre as três mensagens que Lula levou à reunião, entre elas a de que o Brasil está focado na reindustrialização, portando não haverá concessões para acordos de compras governamentais.

Crianças da Colômbia se recuperam. Wilson é um nome apropriado para um cão de resgate de pessoas desaparecidas. Num filme clássico sobre o tema, Wilson é o amigo imaginário do protagonista de O Náufrago, interpretado por Tom Hanks. Após a queda do avião, o náufrago sobrevive por meses em ilha deserta e inóspita, e para não enlouquecer ele conversa com um rosto humano desenhado numa bola de vôlei da marca Wilson.

Na tragédia da Colômbia, continua perdido na selva o cão que ajudou os socorristas a encontrarem os quatro irmãos, mas as crianças se recuperam bem, segundo familiares e agentes de saúde. As quatro estão hospitalizadas e recebem visitas de familiares e autoridades. Também fazem desenhos coloridos para lembrar de Wilson. Quando encontradas, após 40 dias sobrevivendo sozinhas, as crianças reclamaram da fome, passaram o tempo comendo apenas farinha e frutas da mata. Lesly, de 13 anos, estava exausta, conta o avô materno, Narciso Mucutuy. O pai, Manuel Ranoque, disse que está em fuga por ser ameaçado por grupo dissidente das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Os riscos da exaustão no trabalho. A síndrome de burnout é um tipo de esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho. Esse problema de saúde alerta para excessos que levam à exaustão emocional. Quem sofre fica tão exausto que não consegue mais sentir realização no que faz, mesmo que goste do emprego. Algumas profissões oferecem maior risco, entre elas professores, bancários, bombeiros, profissionais da saúde e agentes de segurança, funções que lidam diretamente com o estresse próprio e as expectativas do público que é atendido.

Insônia, perda de apetite e dificuldade de concentração são sintomas. Mas tem conserto e a terapia ajuda bastante, como relata a VivaBem o jornalista Marco Aurélio de Souza, dono de longa carreira na TV Globo. Um dia ele acordou sem vontade de ir trabalhar e não foi. “Uma das piores sensações, quando você não quer mais fazer algo que ainda ama”. Psicólogos e psiquiatras citam cuidados para evitar o burnout, entre eles conseguir relaxar no trabalho e fazer atividades físicas.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here