Extratos Bancários passam por mudanças a partir desta 2ª

0
7
extratos bancarios

A partir desta segunda-feira (8), os termos utilizados nos extratos bancários terão uma padronização. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A princípio, visa padronizar as denominações de operações de saque e depósito. A mudança terá expansão gradual para incluir todas as operações financeiras.

Como serão as mudanças dos extratos bancários?

Com a nova nomenclatura, termos como “depósito de cheque no ATM”, que descreve depósitos de cheques em caixas eletrônicos (ATM), terão padronização como “DEP CHEQUE ATM” nos extratos. Da mesma forma, operações em que o cliente saca dinheiro em espécie no caixa convencional da agência usando o cartão da conta serão impressas como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, explicou que a medida tem o objetivo de facilitar a compreensão das informações nos extratos bancários. Ao mesmo tempo, facilitar a vida de clientes que possuem contas em mais de uma instituição financeira. “Atualmente, os bancos usam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre eles para um mesmo tipo de operação financeira”, destacou Faria.

A padronização dos termos nos extratos bancários é um passo importante para aumentar a transparência. Desse modo, simplificar a vida dos clientes, tornando a gestão das finanças pessoais mais acessível e intuitiva. A Febraban continuará trabalhando para incluir outras operações financeiras no processo de padronização, buscando sempre melhorar a experiência dos clientes bancários.

Foto: Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here