Coreia do Norte quer o quê mandando lixo pra Coreia do Sul?

0
20
coreia do norte lixo coreia do sul

A Coreia do Norte voltou a lançar neste domingo (9) mais balões de lixo para a Coreia do Sul. Dessa vez, foram aproximadamente 310 balões carregados de lixo através da fronteira com a Coreia do Sul, de acordo com o Exército sul-coreano

Este último lote continha principalmente resíduos de papel e plástico, e até o momento, não foi detectado nenhum material tóxico, conforme informou o Estado-Maior sul-coreano.

Tensão Entre as Coreias

Este incidente ocorre em meio a uma crescente tensão entre os dois países. A irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, Kim Yo-jong, recentemente prometeu uma “nova resposta” à propaganda de Seul contra o regime norte-coreano, através de alto-falantes ao longo da fronteira. Kim Yo-jong descreveu a situação como “muito perigosa” e alertou que se Seul continuar com as provocações, a Coreia do Norte responderá de forma decisiva.

“A opção de Seul por provocar com a distribuição de panfletos e o uso de alto-falantes certamente terá reposta”, declarou Kim Yo-jong, segundo a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA. Ela afirmou ainda que o relançamento da campanha de propaganda sul-coreana é o “prelúdio de uma situação muito perigosa”.

Resposta da Coreia do Sul

Em resposta aos envios de balões de lixo pela Coreia do Norte, a Coreia do Sul anunciou o recomeço da transmissão de propaganda em alto-falantes na fronteira entre os dois países. Esta decisão teve aprovação do Conselho de Segurança Nacional da Coreia do Sul em uma reunião de emergência no domingo. O governo sul-coreano deixou claro que qualquer escalada de tensão será responsabilidade da Coreia do Norte.

Desde o dia 28 de maio, a Coreia do Norte enviou mais de 1.300 balões carregados de lixo e resíduos através da fronteira, como resposta à propaganda sul-coreana contra o líder norte-coreano. Esta troca de ações provocativas entre os dois países aumenta ainda mais a preocupação com a estabilidade na região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here