Justiça eleitoral terá concurso unificado para 26 TREs

0
33

Foi publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do tão aguardado concurso unificado da Justiça Eleitoral. O certame oferecerá um total de 395 vagas, das quais 126 são para cargos de analista judiciário e 269 a cargos de técnico judiciário,. Além disso, também terá formação de cadastro reserva. As provas estão previstas para serem realizadas em todo o país no dia 22 de setembro de 2024. As inscrições estarão abertas de 4 de junho a 18 de julho.

Distribuição das Vagas

As vagas serão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), com exceção do TRE de Tocantins, que possui um concurso vigente. Os cargos abrangem diversas especialidades, proporcionando oportunidades para candidatos com diferentes perfis e qualificações.

Inclusão e Diversidade

O edital também destaca a reserva de vagas para promover a inclusão e diversidade no serviço público, conforme a Resolução TSE nº 23.724, de 10 de outubro de 2023. Estão reservadas 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas, reafirmando o compromisso da Justiça Eleitoral com a igualdade de oportunidades.

Atualização dos Cargos

Em uma sessão realizada no dia 7 de maio deste ano, o Plenário da Corte Eleitoral aprovou mudanças na Resolução TSE nº 20.761/2000, que trata da descrição e especificação de cargos efetivos nas carreiras judiciárias. A atualização, relatada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, visa alinhar os cargos ao contexto atual e às evoluções nos processos de trabalho.

Organização do Certame

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca organizadora do concurso. O contrato, assinado no dia 29 de dezembro de 2023, inclui a organização, planejamento e realização do concurso público, bem como a elaboração, impressão e aplicação das provas nas cidades-sede dos Tribunais Eleitorais.

A escolha do Cebraspe é por conta de critérios técnicos e jurídicos, após a análise da declaração da Fundação Getulio Vargas (FGV), que anteriormente não conseguiu comprovar o cumprimento da reserva de vagas para pessoas com deficiência exigida pela legislação.

Cronograma e Informações Adicionais

  • Período de Inscrições: 4 de junho a 18 de julho
  • Data da Prova: 22 de setembro de 2024

As provas ocorrerão simultaneamente nas cidades-sede dos Tribunais Eleitorais participantes. Dessa forma, garantindo uma ampla abrangência nacional. Este concurso é uma excelente oportunidade para quem busca ingressar na carreira pública e contribuir para o fortalecimento da Justiça Eleitoral no Brasil.

Para mais informações e acesso ao edital completo, visite o site oficial da Justiça Eleitoral ou consulte o Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). Não perca essa chance de construir uma carreira sólida e promissora!

Compartilhe esta notícia com seus amigos e familiares para que todos possam aproveitar essa oportunidade única!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here