O maior evento da música autoral paraibana acontecerá entre os meses de maio e junho de 2024.
O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira pelo governador João Azevêdo em seu espaço radiofônico semanal.
De acordo com João, “não tenho dúvida que será outro grande sucesso. Espero que seja tão grande como foram os outros Festivais. O Festival é a cereja do bolo musical paraibano a cada ano”.
A princípio, a novidade para este ano, divulgada pelo governador, é a ampliação dos homenageados.
Tradicionalmente, nas seis edições anteriores, ocorreram homenagens a grandes nomes da música paraibana. Zabé da Loca, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Marinês, Genival Macedo e Zé do Norte foram, nesta ordem os artistas que tiveram suas carreiras celebradas até aqui.
Quem será o homenageado do festival?
Ao mesmo tempo, este ano o evento revisitará a carreira e obra do compositor José Marcolino, paraibano de Sumé, quando a cidade ainda era distrito e se chamava São Tomé.
“Quem nunca dançou, se embalou ao som de ‘Sala de Reboco’?” perguntou o governador ao anunciar o homenageado.
É do caririzeiro Zé Marcolino este que é um dos maiores clássicos do Mestre Luiz Gonzaga, talvez um dos maiores símbolos do forró.
Contudo, este ano de 2024 contará também com a surpresa de homenagear um artista em vida. O anúncio ocorrerá em breve pelo próprio governador João Azevêdo.
Além disso, a sétima edição do Festival de Música da Paraíba terá inscrições abertas no dia 06 de fevereiro, se estendendo por 30 dias, até 06 de março. A divulgação das informações completas sobre o 7º Festival de Música da Paraíba acontecerá nos próximos dias no edital no Diário Oficial do Estado.
As eliminatórias, como tem sido tradição no evento, ocorrerão na cidade de origem do homenageado (Sumé), nos dias 31 de maio e 01 de junho. Já a finalíssima está prevista para ocorrer no dia 8 de junho, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Estrutura
Em resumo, o Festival de Música da Paraíba 2024 vai disponibilizar 30 mil reais em premiações distribuídas em cinco categorias:
-1º lugar
-2º lugar
-3º lugar
-Melhor intérprete
-Votação popular (internet)
São 30 artistas na fase eliminatória e 14 para a finalíssima. Todo o trabalho de escolha dos classificados é feito por jurados independentes, especialistas em música e de outros estados.
A história do festival
Primordialmente, o Festival de Música da Paraíba é a maior vitrine da música autoral paraibana. Transmitido por streaming e rádio tem alcance ilimitado e serve como um grande vetor para escoar e amplificar a arte produzida no estado.
Nas seis edições anteriores o Festival de Música da Paraíba teve mais de 1.200 músicas inéditas inscritas e quase 200 apresentações destas ao vivo, entre eliminatórias e finais.
Ao todo, já ocorreu a premiação de um montante de mais de 150 mil reais.
O evento é uma realização intersetorial do Governo da Paraíba, envolvendo a Empresa Paraibana de Comunicação, Fundação Espaço Cultural da Paraíba e Secretaria de Comunicação do Estado.