O que falta para o país todo ter transporte público grátis?

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Caucaia se tornou a primeira cidade com quase meio milhão de habitantes a ofertar transporte coletivo gratuito a qualquer cidadão.

Depois a Região Metropolitana de Fortaleza anunciou transporte intermunicipal sem tarifa entre os municípios da que circundam a capital cearense.

Agora a maior cidade do país, a mais populosa da América do Sul, começa a ofertar ônibus de graça aos domingos, a partir deste dia 17 de dezembro.

Seria uma tendência que sinaliza se expandir a todo o país?

Seria exagero cravar esta possibilidade universal em prazo curto, mas as experiências acima indicam que sim, o debate cresceu rápido.

Pelo menos duas dezenas de municípios brasileiros adotam o modelo, a imensa maioria pequenos, é verdade…

Mas, é inegável a força dos números em um sistema que sequer era debatido antes dos anos 2000.

Vou além, até 5 anos atrás ninguém sequer conhecia a existência desta modalidade de gratuidade em transportes públicos no Brasil.

Agora só se amplia e amplifica o debate.

O QUE A GRATUIDADE DOS ÔNIBUS TEM A VER COM OS PROTESTOS DE 2013??

Isso me lembra toda a origem do caos que nos colocou em uma das mais nefastas quadras da história.

“Não é só pelos vinte centavos”, lembra?

O protesto direcionado, iniciado exatamente pelo Movimento Passe Livre, justamente em São Paulo, em 2013 tinha destino e causa.

Mas, logo foi apropriado por oportunistas, grupos difusos, impostores e gente de toda natureza desdobrando-se naquela patifaria onde quem reinou foi um outro Movimento, o MBL.

MBL-MPL, homófonos (recebam um homófonos), mas bem distintos na causa.

O final todos sabemos.

Antes de toda esta bomba explodir, o MPL “pulou fora” da barca do golpe, mas agora, mais de dez anos depois começa a colher o fruto da lavoura de esforços, mesmo no momento não precisando de mobilização ostensiva, nem servir de palanque a qualquer um.

DE ROLÊ NA TERRA DA GAROA

Voltando a São Paulo

Serão quase 5 mil ônibus transportando cerca de 2 milhões de passageiros por toda A cidade.

O custo anual aos cofres públicos beira a casa dos 280 milhões de reais.

Mas, estudos apontam que no sistema de gratuidade universal, quando a prefeitura assume o ônus, o custo com cada passageiro cai mais de 3, 4 vezes.

Como diz a música erudita cantada em português:

“É aí que mora o perigo!”

Se a medida tem uma clara visão eleitoreira do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ela já alimenta o fogo dos opositores.

Um deles o governador Tarcísio de Freitas, aliado de última e primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro que, por sua vez já carimbou sua preferência pelo ex-ministro do meio Ambiente, Ricardo Sales, na prefeitura paulistana.

A crítica de Tarcísio ao modelo de gratuidade em nada surpreende, estando no bloco que integra.

O governador paulista acha temerário as empresas terem tamanha queda de receita.

Mais uma vez o mercado a frente da pauta, este Deus liberal, acima, muito acima de tudo e de todos.

Texto: Marcos Thomaz
Foto: Prefeitura de Caucaia

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