Caucaia se tornou a primeira cidade com quase meio milhão de habitantes a ofertar transporte coletivo gratuito a qualquer cidadão.
Depois a Região Metropolitana de Fortaleza anunciou transporte intermunicipal sem tarifa entre os municípios da que circundam a capital cearense.
Agora a maior cidade do país, a mais populosa da América do Sul, começa a ofertar ônibus de graça aos domingos, a partir deste dia 17 de dezembro.
Seria uma tendência que sinaliza se expandir a todo o país?
Seria exagero cravar esta possibilidade universal em prazo curto, mas as experiências acima indicam que sim, o debate cresceu rápido.
Pelo menos duas dezenas de municípios brasileiros adotam o modelo, a imensa maioria pequenos, é verdade…
Mas, é inegável a força dos números em um sistema que sequer era debatido antes dos anos 2000.
Vou além, até 5 anos atrás ninguém sequer conhecia a existência desta modalidade de gratuidade em transportes públicos no Brasil.
Agora só se amplia e amplifica o debate.
O QUE A GRATUIDADE DOS ÔNIBUS TEM A VER COM OS PROTESTOS DE 2013??
Isso me lembra toda a origem do caos que nos colocou em uma das mais nefastas quadras da história.
“Não é só pelos vinte centavos”, lembra?
O protesto direcionado, iniciado exatamente pelo Movimento Passe Livre, justamente em São Paulo, em 2013 tinha destino e causa.
Mas, logo foi apropriado por oportunistas, grupos difusos, impostores e gente de toda natureza desdobrando-se naquela patifaria onde quem reinou foi um outro Movimento, o MBL.
MBL-MPL, homófonos (recebam um homófonos), mas bem distintos na causa.
O final todos sabemos.
Antes de toda esta bomba explodir, o MPL “pulou fora” da barca do golpe, mas agora, mais de dez anos depois começa a colher o fruto da lavoura de esforços, mesmo no momento não precisando de mobilização ostensiva, nem servir de palanque a qualquer um.
DE ROLÊ NA TERRA DA GAROA
Voltando a São Paulo…
Serão quase 5 mil ônibus transportando cerca de 2 milhões de passageiros por toda A cidade.
O custo anual aos cofres públicos beira a casa dos 280 milhões de reais.
Mas, estudos apontam que no sistema de gratuidade universal, quando a prefeitura assume o ônus, o custo com cada passageiro cai mais de 3, 4 vezes.
Como diz a música erudita cantada em português:
“É aí que mora o perigo!”
Se a medida tem uma clara visão eleitoreira do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ela já alimenta o fogo dos opositores.
Um deles o governador Tarcísio de Freitas, aliado de última e primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro que, por sua vez já carimbou sua preferência pelo ex-ministro do meio Ambiente, Ricardo Sales, na prefeitura paulistana.
A crítica de Tarcísio ao modelo de gratuidade em nada surpreende, estando no bloco que integra.
O governador paulista acha temerário as empresas terem tamanha queda de receita.
Mais uma vez o mercado a frente da pauta, este Deus liberal, acima, muito acima de tudo e de todos.
Texto: Marcos Thomaz
Foto: Prefeitura de Caucaia