‘Maior seca da história’ ameaça comércio no Natal

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O Canal do Panamá, uma das principais rotas comerciais do mundo, enfrenta uma de suas piores secas registradas. A princípio, isso ameaça o comércio internacional e causando preocupações sobre a chegada de encomendas de Natal. Ao mesmo tempo, a situação crítica é resultado do fenômeno El Niño, que atingiu seu pico de intensidade máxima. Dessa forma, leva a uma redução significativa das chuvas na região do Lago Gatún, fonte primária de água para as eclusas do canal.

O Impacto da Seca no Canal do Panamá

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) relata que os níveis de água no Lago Gatún atingiram patamares sem precedentes para esta época do ano, comprometendo gravemente as operações do canal. O sistema de eclusas, essencial para a passagem de navios, depende da água acumulada nas chuvas, mas o ano excepcionalmente seco e o mês de outubro mais seco desde 1950 têm deixado o canal em seu estado mais crítico desde meados do século XX.

Devido à escassez de água, a ACP implementou restrições no número diário de navios permitidos. Essas limitações podem persistir até o ano de 2028. Atualmente, apenas 24 navios por dia são autorizados a passar. Para se ter ideia, antes eram 38 navios diários habituais. A expectativa é que esse número diminua para 16 navios nos próximos meses, causando atrasos significativos nas operações.

Impacto no Comércio Internacional e Preocupações para o Natal

A crise no Canal do Panamá está gerando impactos diretos no comércio global. Com os atrasos e restrições, alguns navios enfrentam esperas de até semanas para cruzar a hidrovia. Esse congestionamento afeta especialmente o período que antecede o Natal, quando há um aumento significativo no fluxo de comércio mundial.

Especialistas alertam que os preços dos produtos podem ser afetados a longo prazo devido aos custos mais elevados para atravessar o canal ou buscar rotas alternativas. O tempo médio de passagem, que normalmente leva de 8 a 10 horas, agora se estende para 1 a 2 semanas. Para evitar a fila no Canal do Panamá, alguns navios estão pagando até 4 milhões de dólares ou optando por rotas alternativas, como o Canal de Suez, no Egito, ou o Canal do Cabo do Bem, na África do Sul.

Desafios Futuros e Possíveis Consequências

Apesar das tentativas de contornar a crise, existe a possibilidade real de que as encomendas de Natal cheguem aos destinos com atraso, impactando diretamente consumidores e empresas. Além disso, há preocupações sobre como o congestionamento no abastecimento global pode afetar os preços dos alimentos e da energia, uma vez que esses setores também estão sofrendo com os atrasos.

Diante desse cenário, as autoridades estão buscando soluções para minimizar os efeitos da seca no Canal do Panamá. Contudo, as incertezas persistem quanto à extensão e à gravidade do impacto a longo prazo no comércio internacional. O mundo aguarda com apreensão para ver o gerenciamento dessa crise.

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