O que a lista de mais ouvidas do ano do Spotify diz sobre a música atual?

0
39

O Spotify, uma das maiores plataformas de streaming de música do mundo, divulgou nesta quarta-feira (29) a lista de artistas e músicas mais ouvidas no Brasil e no mundo em 2023. A retrospectiva mostra as preferências dos usuários do serviço ao longo do ano. E, para além disso, reflete as tendências e os destaques do cenário musical.

No Brasil, a música mais ouvida em 2023 foi Nosso Quadro, de Ana Castela. Logo após vem Leão, de Marília Mendonça; Erro Gostoso, de Simone Mendes; Bombonzinho, de Israel & Rodolffo e Ana Castela; e Seu Brilho Sumiu, de Israel & Rodolffo e Mari Fernandez.

Marília Mendonça também foi a artista mais escutada no país. Ela é seguida por Jorge & Mateus e Ana Castela. A lista das músicas mais ouvidas no Brasil ainda conta com outros nomes do sertanejo, como Gustavo Mioto, Matheus & Kauan e Maiara & Maraisa, além de representantes do funk, como MC Ryan SP, MC Cabelinho e WIU, e do arrocha, como Mari Fernandez, Leo Santana e Zé Felipe.

O que essa lista sugere sobre a música brasileira atual?

Em primeiro lugar, que o sertanejo continua sendo o gênero mais popular e consumido no país, dominando as paradas de sucesso e as playlists dos usuários. O sertanejo é um gênero que se reinventa constantemente, incorporando elementos de outros estilos, como o pop, o rock, o arrocha, o reggaeton e o forró. Sempre dialogando com as demandas e os gostos do público. Além disso, o sertanejo é um gênero que abrange diversas vertentes, como o sertanejo universitário, o sertanejo romântico, o sertanejo raiz e o sertanejo arrocha, atendendo a diferentes preferências e perfis de ouvintes.

Em segundo lugar, que o funk também é um gênero que se mantém em alta no Brasil, mostrando sua capacidade de inovação e de criação de novos subgêneros, como o funk carioca, o funk mtg, o funk ostentação e o funk 150 bpm. O funk é um gênero que expressa a cultura e a realidade das periferias brasileiras, trazendo temas como a violência, a sexualidade, o consumo e a diversão. O funk também é um gênero que se conecta com outros ritmos, como o rap, o trap, o pagode e o samba, e que conquista cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional.

Música atual tem novas propostas

Em terceiro lugar, que a música brasileira atual é diversa e plural, abrindo espaço para novos artistas, novas sonoridades e novas propostas. O problema é que muitas vezes essas novas propostas fogem do que as gerações mais antigas estão acostumadas. A exacerbação sexual é um desses pontos. Assim como o uso indiscriminado da tecnologia em detrimento da melodia e o choro etílico-depressivo das canções ditas como sertanejas. É uma bolha que não agrada a todos. Contudo, toma conta de todos os espaços. Há casos que não dá mais pra diferenciar o que é um arrocha, um sertanejo e um forró tamanho é esse ‘mix’ sonoro de uma mesma levada.

A música brasileira também é influenciada por ritmos estrangeiros, como o pop americano, o reggaeton latino, o k-pop coreano e o afrobeat africano, criando fusões e hibridismos interessantes e ao mesmo tempo questionáveis.

E, pra finalizar, a música brasileira atual não tem mais espaço na grande mídia para ritmos que outrora entupiam as rádios e programações televisivas. O axé, por exemplo, perdeu bastante espaço, assim como o Rock. Com relação ao gênero, as mulheres cada vez conquistam espaço entre os conquistam mais audiência. Vale ressaltar que Marília Mendonça, mesmo não estando mais aqui, está sempre no topo.

O que você acha dessa renovação da música brasileira?

A lista do Spotify Wrapped é, portanto, um retrato da música brasileira atual, que revela as preferências, os hábitos e os gostos dos usuários do serviço de streaming, mas também as tendências, os destaques e as novidades do cenário musical nacional. A música brasileira atual é uma música que se renova, que se diversifica e que se comunica com o público, mostrando sua força, sua beleza e sua identidade. Muitas vezes os problemas desses novos sons estão na limitação melódica e das letras. Contudo, isso é papo para outra hora.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here