Sebrae: 30% dos MEIs fecham em 5 anos por falta de planejamento

0
30

Uma pesquisa do Sebrae revelou que 29% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) encerram suas atividades nos primeiros cinco anos. O setor mais afetado é o do comércio, com 30,2% de mortalidade.

Mas como evitar fazer parte dessa estatística e manter o seu negócio saudável em um cenário tão adverso? A resposta é: conhecimento. É o que afirma Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora da Health Money, empresa especializada em gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas.

“O empreendedor começa o negócio com a especialidade prática e com pouquíssimo conhecimento sobre gestão administrativa e financeira de um negócio. Foca em crescer sem estruturar a base e se perde durante a jornada. Muitas vezes desiste do negócio por não saber como encontrar uma saída e se recuperar de uma crise. O conhecimento não impede que as crises aconteçam, mas é fundamental para que as empresas sobrevivam a elas. Não podemos impedir que a inflação reduza o consumo, mas com conhecimento é possível continuar saudável apesar do cenário desfavorável”, explica a especialista que já formou mais de 6 mil especialistas em finanças.

Aline Soaper destaca que o conhecimento financeiro é essencial para que o empreendedor possa tomar decisões assertivas, planejar o futuro, controlar os custos, aumentar a lucratividade e se adaptar às mudanças do mercado.

Para isso, ela sugere quatro dicas práticas que devem ser seguidas desde o início do negócio:

  1. Fazer o controle financeiro do negócio e separar as finanças pessoais das finanças da empresa, mesmo que seja um profissional autônomo ou MEI. Isso evita que o empreendedor misture as contas e comprometa o fluxo de caixa da empresa.
  2. Definir metas de faturamento e gastos de acordo com a realidade financeira da empresa, sem fazer previsões baseadas em um cenário muito favorável que pode não acontecer. Isso ajuda o empreendedor a ter uma visão clara do seu negócio e a traçar estratégias para alcançar os seus objetivos.
  3. Ter um profissional qualificado para fazer a gestão empresarial e financeira da empresa, não escolha apenas alguém de confiança, essa pessoa precisa de qualificação profissional e de eficiência nos resultados. Isso permite que o empreendedor tenha um suporte especializado e uma orientação adequada para o seu negócio.
  4. Criar um plano de crescimento para os próximos 5 anos, considerando pequenos avanços que geram resultados a curto, médio e longo prazo. Isso estimula o empreendedor a pensar no futuro, a inovar, a se diferenciar da concorrência e a se preparar para as oportunidades e os desafios que virão.

Seguindo essas dicas, o empreendedor pode aumentar as chances de sucesso do seu negócio e se manter firme em 2024, mesmo com a inflação em alta. Afinal, como diz Aline Soaper, “o conhecimento é o melhor investimento que você pode fazer pelo seu negócio”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here