O TikTok, a popular rede social de vídeos curtos, está se consolidando como uma das principais fontes de notícias dos usuários americanos, especialmente os mais jovens. Uma pesquisa recente do Pew Research Center revelou que quase metade dos americanos que usam o TikTok recebem notícias regularmente no aplicativo. Isso significa um salto de 21 pontos percentuais em relação ao ano passado.
O estudo entrevistou 8.842 adultos entre 25 de setembro e 1º de outubro. De acordo com ele, os americanos preferem cada vez mais consumir notícias em dispositivos digitais do que na TV. Cerca de 58% dos entrevistados disseram que preferem receber notícias em sites, aplicativos, redes sociais ou podcasts. Enquanto isso, apenas 27% optaram pela TV, 6% pelo rádio e 5% pelos jornais impressos.
Entre as redes sociais, o Facebook ainda lidera como a mais usada para ver notícias. São 30% dos adultos americanos. Em seguida, vem o YouTube com 26%, o Instagram com 16%, o TikTok com 14% e o X (antigo Twitter) com 12%. Contudo, o TikTok é a única rede social que registrou um aumento significativo no consumo de notícias. Nesse interim, as outras tiveram uma queda ou uma estagnação.
Por que o Tik Tok está crescendo com notícias
O crescimento do TikTok como fonte de notícias pode ser explicado pelo seu algoritmo, que recomenda vídeos personalizados para os usuários, e pelo seu formato, que permite criar conteúdos criativos e engajantes em poucos segundos. Além disso, o TikTok tem atraído cada vez mais jornalistas, políticos, celebridades e influenciadores, que usam a plataforma para divulgar informações, opiniões e bastidores.
Um exemplo disso é o site Axios, que publicou uma matéria com o título “Americanos migram para o TikTok atrás de notícias”. A reportagem cita a pesquisa do Pew e afirma que um terço dos adultos até 30 anos acessa regularmente o TikTok em busca de notícias. O site também informou que a equipe do presidente Joe Biden está avaliando criar um perfil no TikTok para se comunicar com os eleitores jovens, seguindo o exemplo de vários governadores, senadores e congressistas democratas que já estão na rede social, como Gavin Newsom, da Califórnia.
Até Biden investe no Tik Tok
Outro veículo que destacou o papel do TikTok nas notícias foi o New York Times, que publicou uma matéria com o título “O trabalho de Biden no TikTok já começou, via ‘criadores de conteúdo’”. A reportagem conta que vários usuários do TikTok estão produzindo vídeos para apoiar o governo Biden e divulgar as suas realizações, especialmente na área econômica. Esses vídeos, que muitas vezes usam humor, música e efeitos visuais, têm o objetivo de amplificar uma mensagem positiva e combater as críticas e as fake news.
O TikTok, portanto, está se tornando uma ferramenta poderosa para informar, persuadir e entreter os usuários, especialmente os mais jovens, que representam a maior parte da sua audiência. A rede social, que já é um fenômeno cultural, está se transformando também em um fenômeno político e jornalístico.