17.5 C
Brasília
18/06/2024

Patriotismo em xeque: por que brasileiros vão torcer pra Argentina?

Nesta terça-feira (21), Brasil e Argentina se enfrentam pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em um dos clássicos mais esperados do futebol mundial. Contudo, ao contrário do que se poderia imaginar, nem todos os brasileiros estarão torcendo pela seleção canarinho. Uma parcela significativa dos torcedores, identificados com a direita política, vai apoiar os hermanos na partida.

Mas por que isso acontece? Quais são os motivos que levam esses brasileiros a preferirem a Argentina ao Brasil? Vamos tentar entender essa questão, que envolve aspectos históricos, culturais, ideológicos, pessoais e, principalmente, políticos.

A influência de Bolsonaro

Um dos principais fatores que explicam essa tendência é a vitória do candidato ultraliberal nas eleições argentinas. Apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, Javier Milei ganhou o pleito no último domingo e um fenômeno ocorreu instantaneamente aqui no país. De uma hora pra outra a Argentina virou uma maravilha. E argumentos estapafúrdios vem aos milhares dos direitistas que acreditam até em terra plana. Tem até argumento de que lá na Argentina dá pra comprar uma Heineken por um real e só por isso tudo lá é melhor  do que o Brasil.

Isso sem esquecer que o atual governo que simpatiza com a esquerda vive uma crise econômica com desvalorização de moeda, inflação exorbitante e um total descontrole da economia.

Assim, muitos dos apoiadores do ex-presidente brasileiro seguem o seu exemplo e também torcem pela Argentina. Toda essa mudança nada na contramão de quem um dia batia no peito para dizer que é patriota. Mas isso é história pra outra ocasião.

E dentro de campo, como está Brasil e Argentina?

Argentina ainda está na ressaca de ter vencido sua terceira Copa do Mundo há um ano. E desfruta de folga na tabela de classificação das Eliminatórias. Já o Brasil amarga sua terceira derrota seguida e pode ficar em uma situação ainda pior caso perca hoje.

O técnico Fernando Diniz tem uma triste missão de tentar bater os argentinos sem o principal jogador tupiniquim que é Vini Jr. A péssima campanha do Brasil aliada à recente conquista argentina também pende a torcida para o outro lado.

E Messi?

Um outro fator que influencia a torcida dos brasileiros pela Argentina é a admiração pelo seu principal jogador do mundo atualmente, Lionel Messi. Um exemplo de talento, dedicação e humildade.

Messi representa também um contraponto aos jogadores brasileiros, que são criticados por serem arrogantes, indisciplinados, mercenários e envolvidos em escândalos. Além disso, Messi é sempre comparado a Neymar, o principal astro da seleção brasileira, que é acusado de ser mimado, cai-cai, individualista e descomprometido com a equipe.

O argentino chegou a ser elogiado recentemente até por Lula, que numa comparação indireta com Neymar debruçou elogios ao ídolo argentino em detrimento a críticas veladas ao brasileiro sem se recupera de mais uma cirurgia.

Dessa forma, torcer por Messi é uma forma de valorizar o mérito e o esforço no futebol, e de rejeitar a malandragem, a vaidade e a falta de profissionalismo.

E o que podemos tirar de lição dessa torcida brasileira pela Argentina?

É importante ressaltar que esses motivos não são absolutos nem definitivos, e que podem mudar de acordo com as circunstâncias e as opiniões de cada um. A eleição de domingo passado foi a prova cabal disso. Pra quem vestia a camisa da seleção até uns dias atrás, torcer pela Argentina mostra que alguns brasileiros ainda querem a alcunha bovina quando escolhem a torcida de um esporte como futebol na base da política e não da importância do jogo para o Brasil como um todo, já que estamos falando de uma paixão nacional.

 

 

Este espaço é opinativo. As ideias e conceitos neles contidos não representam o pensamento e linha editorial do site, mas refletem a opinião pessoal do autor.

Siga-nos no Instagram @ogirododia

Redação Giro do Dia
Redação Giro do Dia
A Redação Giro do Dia está sempre de olho no que está ocorrendo no Brasil.

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas