PF e Marinha prendem quatro com 2 toneladas de haxixe em veleiro

0
14

Uma operação conjunta da Marinha do Brasil e da Polícia Federal resultou na apreensão de mais de duas toneladas de haxixe. A droga é um tipo de maconha mais forte e estava em um veleiro de bandeira alemã que navegava a cerca de 363 quilômetros da costa de Salvador, na Bahia. A princípio, quatro pessoas terminaram presas na ação, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (10).

De acordo com a Marinha, a abordagem ao veleiro Kiel ocorreu por quatro policiais federais. Eles embarcaram no navio-patrulha Guaratuba, que fazia patrulhamento na região. A nacionalidade dos tripulantes presos ainda é confidencial. Eles estão na Superintendência da PF em Salvador, onde responderão por tráfico internacional de drogas.

O veleiro foi interditado e rebocado pelo Guaratuba até a Base Naval de Aratu, onde passará por uma perícia mais detalhada. Todo o haxixe irá para incineração.

Segunda maior apreensão da história

De acordo com a Marinha, essa foi a segunda maior apreensão de haxixe por um navio-patrulha no mar brasileiro. Em 2021, o navio-patrulha Araguari apreendeu 4,3 toneladas da droga na costa de Pernambuco, em outra operação conjunta com a PF.

A Marinha informou ainda que, em setembro deste ano, apreendeu 3,6 toneladas de cocaína, também na costa de Pernambuco, na maior apreensão da droga no mar brasileiro. A operação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira e da Agência Brasileira de Inteligência.

As operações fazem parte do Programa Nacional de Segurança das Águas (Pronasag), que visa combater ilícitos transnacionais nas águas jurisdicionais brasileiras e em áreas de interesse nacional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here