AGORA É OFICIAL! Dois paraibanos no comando dos principais bancos estatais do Brasil

0
58

O Brasil vive um momento histórico na gestão de suas instituições financeiras públicas. Pela primeira vez, dois paraibanos estão à frente dos dois maiores bancos estatais do país: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Ambos foram nomeados pelo presidente Lula, que busca uma maior aproximação com o Centrão, bloco parlamentar que tem influência decisiva no Congresso Nacional. O último a tomar posse Foi Carlos Antônio Vieira, como presidente da Caixa Econômica Federal.

Carlos Antônio Fernandes: o novo presidente da Caixa

Carlos Antônio Fernandes é o novo presidente da Caixa Econômica Federal, o banco que atende milhões de brasileiros nas áreas de habitação, crédito, poupança, programas sociais e loterias. Ele é economista, servidor de carreira da Caixa desde 1989 e consultor interno do banco. Ele também tem MBA em Estratégias Empresariais e Comércio Externo.

Carlos Antônio é natural de Lagoa de Dentro, uma pequena cidade do Agreste paraibano, com cerca de 7.800 habitantes, segundo o IBGE. Ele se formou em economia e estudos sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (Fatig), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ele já participou de outras gestões petistas no Governo Federal. Em 2012, ele atuou no ministério das Cidades e Integração Nacional, quando o também paraibano Aguinaldo Ribeiro foi ministro.

Primeira presidenta do BB

Primeira presidenta do Banco do Brasil em 214 anos de história, Tarciana Medeiros é negra, paraibana, filha de feirante e abertamente lésbica. Nesta entrevista exclusiva, ela diz como esses marcadores de sua identidade – que num país patriarcal como o nosso afastam muitas mulheres dos altos postos de poder – farão parte imprescindível de sua gestão na estatal. Conta ainda como um país que respeita a autonomia de suas cidadãs pode prosperar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here