Como escolher a melhor cerveja para cada ocasião

0
34

A cerveja é uma das bebidas mais populares e consumidas do mundo, mas você sabe como escolher a melhor para cada ocasião? Existem diversos tipos, estilos, sabores e aromas de cerveja, que podem combinar melhor com diferentes pratos, climas e momentos. Neste post, vamos dar algumas dicas de como escolher a cerveja ideal para cada situação.

Primeiro, é preciso conhecer os principais tipos de cerveja, que se dividem em duas categorias: as ale e as lager. As ale são cervejas de alta fermentação, ou seja, que fermentam em temperaturas mais altas e por menos tempo. Elas costumam ter mais aroma, sabor e corpo, e podem variar desde as claras e refrescantes até as escuras e encorpadas. Alguns exemplos de estilos de ale são: aleipaweissbierstout, pale e porter.

As lager são cervejas de baixa fermentação, ou seja, que fermentam em temperaturas mais baixas e por mais tempo. Elas costumam ter menos aroma, sabor e corpo, e são mais leves e suaves. Alguns exemplos de estilos de lager são: pilsenbockdunkel e märzen.

Agora que você já sabe os principais tipos de cerveja, vamos ver como escolher a melhor para cada ocasião:

  • Para dias quentes e ensolarados, nada melhor do que uma cerveja refrescante, leve e frutada. As cervejas do tipo pilsen, weissbier e witbier são ótimas opções, pois têm baixo teor alcoólico, alta carbonatação e notas cítricas ou de especiarias. Elas combinam bem com saladas, frutos do mar, queijos frescos e frutas.
  • Para dias frios e nublados, uma boa pedida é uma cerveja aquecedora, encorpada e complexa. As cervejas do tipo stout, porter, bock e barley wine são ideais, pois têm alto teor alcoólico, baixa carbonatação e notas torradas, caramelizadas ou de frutas secas. Elas harmonizam bem com carnes vermelhas, queijos fortes, chocolate e sobremesas.
  • Para momentos de descontração e diversão, uma cerveja aromática, amarga e equilibrada pode ser uma boa escolha. As cervejas do tipo pale ale, ipa, amber ale e saison são excelentes, pois têm médio teor alcoólico, média carbonatação e notas florais, cítricas ou herbais. Elas combinam bem com petiscos, hambúrgueres, pizzas e comida mexicana.

Essas são apenas algumas sugestões de como escolher a melhor cerveja para cada ocasião, mas lembre-se: o mais importante é beber com moderação e responsabilidade, e apreciar a cerveja que mais te agrada. Saúde!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here