Vereadora diz que criança com autismo é “castigo de Deus”

0
92

Em uma sessão na Câmara de Vereadores de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, uma vereadora causou indignação ao afirmar que uma mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estava sendo “castigada por Deus” por ter um filho com deficiência. A declaração foi feita por Zirleide Monteiro (PTB), em um discurso na plenária na noite da última segunda-feira (30).

Segundo a vereadora, ela e a mãe da criança, que não teve seu nome revelado, teriam se desentendido dias antes da sessão. Zirleide então usou o espaço na tribuna para atacar a mulher e seu filho de 4 anos de idade.

“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus, Ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”, disse a vereadora.

Pagando por atitudes

Zirleide ainda continuou sua fala, dizendo que a mulher estava pagando por uma atitude que teve no último fim de semana. “Está nas mãos de Deus. Está entregue e quem faz aqui, paga aqui mesmo. Não vai subir lá para cima não, viu? De jeito nenhum”, declarou.

Ao mesmo tempo, as palavras da vereadora geraram revolta nas redes sociais e entre as pessoas que acompanhavam a sessão. Contudo, o presidente da Câmara, Wevertton Siqueira, conhecido como Siqueirinha, interrompeu a parlamentar e repudiou sua atitude. Ele também se desculpou em nome dela perante todas as mães que têm filhos com deficiência.

“Eu acho que a senhora foi muito infeliz em suas palavras, em dizer que o filho de uma mãe veio deficiente porque é um castigo de uma pessoa ser ruim ou de uma pessoa ser boa. Eu acredito que a senhora foi muito infeliz, eu quero pedir desculpa em nome da vereadora Zirleide, eu como presidente, eu quero pedir desculpa em nome dela a todas as mães que têm um filho deficiente aqui em Arcoverde, em Pernambuco e em todo o Brasil”, disse o presidente.

A declaração da vereadora Zirleide Monteiro foi considerada como uma forma de preconceito e discriminação contra as pessoas com deficiência e seus familiares. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento e a comunicação das pessoas. Segundo dados do IBGE, cerca de 2 milhões de brasileiros têm algum grau de autismo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here