Metade dos brasileiros espera quitar dívidas até o final do ano

0
29

Com 70% dos brasileiros endividados, metade acredita que vai sair dessa situação esse. Contudo, você sabe como sair dessa situação? Você quer aproveitar as promoções da Black Friday e do Natal, mas tem medo de comprometer ainda mais o seu orçamento? Você acredita que a economia do país vai melhorar nos próximos meses?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, este artigo é para você. Aqui, vamos te mostrar alguns dados sobre o cenário econômico brasileiro, as expectativas dos consumidores e as dicas de um especialista para você se organizar financeiramente e realizar seus sonhos.

O que diz a pesquisa da CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou uma pesquisa com brasileiros endividados e descobriu que 5 em cada 10 deles acreditam que quitarão suas dívidas ou limparão seu nome até o final do ano. Esse otimismo é maior entre os homens, os adultos entre 41 e 60 anos, os que têm ensino fundamental e os que ganham entre dois a cinco salários mínimos.

A pesquisa também revelou que 81% dos brasileiros aprovam o Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa do governo federal que oferece condições especiais para renegociação de dívidas, crédito consignado, financiamento imobiliário e consórcio. O programa tem a adesão de 61% dos brasileiros e visa estimular a recuperação econômica do país.

O que esperar da economia nos próximos meses

Além de terem uma visão positiva sobre sua situação financeira pessoal, os brasileiros também estão confiantes na melhora da economia do país nos próximos seis meses. Segundo a pesquisa da CNI, 53% dos entrevistados com mais de 16 anos aprovam o cenário, 22% acreditam que os próximos meses serão mais difíceis e 21% que a situação será a mesma.

O especialista Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, explica que esse aumento das expectativas se deve ao recuo da inflação, que garante o poder de compra do brasileiro diante do cenário atual do país, além das reformas econômicas e perspectivas de crescimento do PIB.

Os nordestinos são os mais otimistas, 32% afirmam que o desempenho da economia está ótimo ou bom e 30% ruim ou péssimo. No sudeste, 20% marcaram como ótimo ou bom, já os que consideram ruim ou péssimo são 39%. O Sul tem a pior percepção do mercado, 18% apenas consideram bom ou ótimo e 43% afirmam que a situação piorou.

Situação já foi pior

Apesar da avaliação menos positiva sobre o momento atual da economia, 45% da população considera que a situação já foi pior. E, entre os que consideram a situação da economia atual como ruim ou péssima, 17% avaliam que ela está melhor do que no primeiro trimestre.

Como se planejar para aproveitar as oportunidades do mercado

O cenário econômico nos próximos meses tende a aquecer com duas das datas comerciais mais importantes do calendário: a Black Friday (última sexta-feira de novembro) e o Natal. Essas são ótimas oportunidades para comprar produtos com descontos e presentear seus familiares e amigos.

No entanto, Lamounier alerta que mesmo com o setor aquecido, os brasileiros devem se conter e não realizar compras desnecessárias, já que em janeiro do próximo ano, os impostos (IPTU, IPVA) e matrículas escolares vêm com reajustes.

“É necessário um planejamento anual para conseguir aproveitar as datas sem entrar no vermelho. Com ele é possível organizar suas despesas com antecedência, fazendo uma reserva emergencial para os meses com maior volume de gastos”, finaliza o especialista.

Para te ajudar nesse planejamento, separamos algumas dicas simples e eficazes:

  • Faça um diagnóstico da sua situação financeira atual: liste todas as suas receitas e despesas, identifique quais são as suas dívidas, os juros que você paga e o prazo para quitá-las.
  • Estabeleça metas e prioridades: defina quais são os seus objetivos financeiros, tanto de curto quanto de longo prazo, e o que você precisa fazer para alcançá-los. Por exemplo, se você quer comprar um carro, quanto você precisa economizar por mês e por quanto tempo?
  • Crie um orçamento mensal: com base nas suas receitas e despesas, determine quanto você pode gastar em cada categoria, como alimentação, transporte, lazer, etc. Lembre-se de reservar uma parte para poupar e investir.
  • Controle seus gastos: anote tudo o que você gasta em um aplicativo ou planilha, compare com o seu orçamento e veja se você está dentro do planejado. Evite compras por impulso e pesquise preços antes de adquirir um produto ou serviço.
  • Renegocie suas dívidas: se você está endividado, procure os seus credores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here