Rayssa Leal conquista primeiro ouro do Brasil no Pan

0
55

O Brasil começou com o pé direito os Jogos Pan-americanos de Santiago (Chile), que acontecem entre os dias 21 e 29 de outubro de 2023. Logo no primeiro dia de competições, o país conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. O destaque ficou por conta do skate street, modalidade que estreou no Pan e que teve dobradinha brasileira no pódio feminino.

Rayssa Leal é ouro e Pâmela Rosa é prata

A jovem Rayssa Leal, de apenas 15 anos, mostrou toda a sua habilidade e carisma ao vencer a prova do skate street feminino com a nota total de 236,98 pontos. A maranhense, que ficou conhecida como a “Fadinha do Skate” após viralizar nas redes sociais em 2015, já havia conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 e agora se sagrou campeã pan-americana.

Rayssa Leal comemorou muito a sua vitória e agradeceu o apoio da torcida chilena, que lotou a Explanada de Deportes Urbanos, no Estádio Nacional de Santiago, para acompanhar a disputa. “Estou muito feliz, é só felicidade, gratidão demais, mais um pódio. Estou aqui com a Pam Pam [Pâmela Rosa], então é só alegria. Pareceu que estava competindo em casa, estava lotado. Poder sentir esse calor da torcida mesmo com o frio enorme que estava fazendo é muito emocionante”, declarou à assessoria de imprensa do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A segunda colocada na prova foi justamente Pâmela Rosa, que somou 211,34 pontos e garantiu a medalha de prata. A paulista de 23 anos é a atual campeã mundial da modalidade e também foi medalhista olímpica em Tóquio, ficando em quarto lugar. Pâmela Rosa elogiou a performance da sua compatriota e amiga Rayssa Leal e disse que o resultado foi fruto de muito trabalho e dedicação.

“Estou muito feliz por estar aqui representando o Brasil junto com a Rayssa. Ela é uma menina incrível, talentosa demais, merece tudo o que está conquistando. Nós treinamos muito para chegar aqui e mostrar o nosso melhor. O skate brasileiro está em alta e isso é muito bom para o nosso esporte”, afirmou.

A medalha de bronze ficou com a norte-americana Mariah Duran, que obteve 198,67 pontos.

José Gabriel e Raiza Goulão levam o bronze no mountain bike

Outra modalidade que rendeu medalhas para o Brasil no primeiro dia do Pan foi o mountain bike cross-country olímpico. José Gabriel Marques foi o responsável por abrir o quadro de medalhas do país ao terminar na terceira posição na prova masculina, com o tempo de 1h28min12s. O ouro ficou com o colombiano Fabio Castañeda (1h26min32s) e a prata com o argentino Catriel Soto (1h27min07s).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here