O Vitória conquistou uma importante vitória fora de casa contra o Sampaio Corrêa, na noite de sábado, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado por Osvaldo, aos 38 minutos do primeiro tempo, após uma bela jogada de contra ataque. Contudo, o episódio negativo da noite foi o ataque racista sofrido pelo atacante Welder.
O resultado colocou o rubro-negro baiano na liderança isolada da competição, com 64 pontos, cinco a mais que o vice-líder. Faltando apenas cinco rodadas para o fim, o Vitória está muito perto de garantir o acesso à Série A e tem grandes chances de conquistar o título.
No entanto, nem tudo foi motivo de comemoração para o time baiano. O atacante Welder, que foi um dos destaques da partida, foi vítima de ofensa racista nas redes sociais. O jogador recebeu uma mensagem no Instagram de um usuário que não teve o nome revelado, chamando-o de “macaco imundo” e fazendo referência ao nazismo.
Welder não se calou diante do crime e expôs a mensagem em seu perfil no Instagram, com a seguinte legenda: “Que Deus perdoe essas pessoas ruins”, resumiu.
O caso de Welder se soma a outros episódios de racismo no futebol brasileiro e mundial, que mostram que ainda há muito a ser feito para erradicar esse mal da sociedade. O respeito à diversidade é um valor fundamental para o esporte e para a vida.