Alvos da fúria de Bolsonaro, Cármen e Moraes vão decidir julgamento – 30/06/2023

0
6

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (30). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Os insultados por Bolsonaro vão votar. Na quarta sessão do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, votam nesta sexta (30) a ministra Carmen Lúcia e os ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes, o presidente do TSE, o ministro mais atacado por Jair Bolsonaro e seus seguidores. Os votos até agora foram muito esclarecedores, todos eles, seguindo ou abrindo divergência com o voto do relator Benedito Gonçalves, que pediu a condenação do ex-presidente.

O placar está em 3 a 1 a favor da inelegibilidade. Quem não conhecia a íntegra da reunião com embaixadores e agora ouve as descrições que embasam os juízos de valor tem o direito de ficar pasmo. Então foi tudo isso que os embaixadores precisaram ouvir de um presidente da República? Realidade paralela, insultos a ministros, autopromoção, perturbação. André Ramos Tavares identificou “manipulação de mentiras em benefício próprio”. Floriano de Azevedo Marques Neto fez uma síntese irretocável: Bolsonaro falou mal de nosso sistema eleitoral, aviltou a Justiça Eleitoral e desqualificou nossa democracia, “o exato oposto que um chefe de Estado deve fazer”.

Hoje vota Alexandre de Moraes, o presidente do tribunal que garantiu as eleições.

Militares apreendem ouro e equipamentos no garimpo. As Forças Armadas ampliaram as formas de combate ao garimpo ilegal nas Terras Indígenas Yanomami, em Roraima. Desde o começo do ano, os militares e as forças policiais destruíram mais de 300 acampamentos de garimpo ilegal na região.

Um efetivo maior compõe os recursos contra crimes ambientais e delitos, atribuição recente, segundo o general Costa Neves, comandante das operações. Foram deslocados 1.200 militares e 17 aeronaves, além de lanchas blindadas para enfrentar garimpeiros e narcotraficantes fortemente armados. “É diferente do que havia no passado, em que havia certa conivência em relação a essa prática criminosa”, disse o ministro Flávio Dino, da Justiça.

Mauro Cid presta novo depoimento à PF. Preso desde o dia 3 de maio, o tenente-coronel Mauro Cid depõe nesta sexta (30) à Polícia Federal no inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro. Mensagens no celular do então ajudante de ordens de Jair Bolsonaro mostram conversas de teor golpista entre pessoas próximas do ex-presidente.

A defesa pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que Cid fosse solto, mas o pedido foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes. Ainda sobre militares, golpes de Estado e eleições, o colunista Tales Faria comenta a absolvição do general Braga Neto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente nas eleições de 2022.

Restituição do IR será paga hoje. A Receita Federal recebeu neste ano 41,15 milhões de declarações de Imposto de Renda, e a maior parte, cerca de 60% dos contribuintes, têm direito a restituição. Nesta sexta (30), serão pagos os valores referentes ao segundo lote da restituição, cujo total chega a R$ 7,5 bilhões. Veja aqui como saber se você recebe hoje.

Quem recebe a partir de junho terá correção com base na taxa Selic, desta vez, de 1%. Este lote contempla idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave, pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério e também quem optou por receber a restituição via Pix.

Haddad anuncia meta contínua de inflação. A colunista Mariana Londres escreve que o mercado respirou aliviado, na quinta (29), com o anúncio da manutenção da meta de inflação em 3% para os próximos anos. A mudança do prazo da meta, de anual para contínua, só começa a vigorar a partir de 2025. Daniel Cunha, estrategista-chefe de corretora, afirmou à coluna que a manutenção da meta em 3% “é mais uma vitória do pragmatismo” de Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

Atualmente, a meta da inflação funciona para o período de ano-calendário ou 12 meses. Com a meta contínua, como o nome diz, o Brasil vai buscar uma meta permanente em prazo espichado a ser definido pelo Banco Central. Veja o impacto da mudança nos juros.

STJ fala em “descobrir a verdade” de Gugu Liberato. Causou perplexidade na defesa de Rose Miriam, ex-mulher de Gugu Liberato, a decisão do Superior Tribunal de Justiça que suspendeu a ação movida por Rose para ver reconhecida a união estável que teve com o apresentador, pai de seus três filhos.

A decisão da ministra Nancy Andrighi atende a um pedido de Thiago Salvático, o chef de cozinha que também luta na Justiça pelo reconhecimento de união estável com Gugu. Em nota enviada a Splash, Nelson Williams, advogado de Rose Miriam, afirma que a relação amorosa mencionada por Salvático seria “no máximo, um relacionamento clandestino”. A ministra do STJ destacou “descompasso processual” entre as duas ações, prejudicial, segundo ela, para o “descobrimento da verdade”.

Não desista do sono profundo. Ficar longe do celular ajuda a voltar a dormir, naquelas horas difíceis em que o sono é interrompido de madrugada. Segundo especialistas, recuperar o sono evita o cansaço e ajuda nos processos da memória, entre outros benefícios. Leia mais em VivaBem sobre dicas simples como beber água e caminhar um pouco que podem recuperar a qualidade do sono e a qualidade de vida.

Censo e número de eleitores divergem. O colunista José Roberto de Toledo comparou números da Justiça Eleitoral com dados recentes divulgados pelo IBGE para o Censo de 2022 e encontrou inconsistências. Ao programa Análise da Notícia, Toledo afirmou que mais de 500 municípios brasileiros possuem mais eleitores do que moradores.

Essas discrepâncias contribuem para gerar suspeição sobre o Censo, cuja coleta de dados enfrentou problemas sérios por dez meses, de agosto de 2022 a maio de 2023. Municípios que perderam população, e são centenas deles, correm o risco de perder dinheiro. Leia mais aqui.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here