Cliente envia nota de falecimento falsa para não pagar conta

0
68
golpe do calote por falecimento

Alex Renato, empresário e proprietário da pizzaria Delicious Delivery, em Camaragibe, na Grande Recife, passou por uma experiência surpreendente e frustrante envolvendo uma cliente. O caso, que ocorreu entre março e abril de 2023, ganhou destaque nas redes sociais nesta quinta-feira (23), quando Alex decidiu expor a história publicamente através de seu perfil no Instagram.

A Fraude

Francielly Santos, uma jovem de 20 anos, realizou cinco pedidos na pizzaria de Alex, totalizando R$ 814. Cada um desses pedidos foi supostamente pago via Pix, com comprovantes enviados pelo Instagram. No entanto, todos os comprovantes eram falsificados. Quando Alex percebeu o golpe, entrou em contato com Francielly para cobrar o valor devido. A resposta que recebeu foi inusitada e chocante: a jovem alegou ter sofrido um acidente de moto, necessitando de duas cirurgias na perna e na costela.

Chantagem Emocional

A história tomou um rumo ainda mais bizarro em outubro, quando Alex recebeu uma mensagem informando o falecimento de Francielly. “É com muita tristeza que comunicamos a todos os contatos de Francielly que infelizmente, hoje pela manhã, ela veio a falecer depois de algumas complicações durante a cirurgia”, dizia a mensagem, pedindo ainda respeito pelo luto da família.

Não satisfeita, a golpista enviou uma nota de falecimento falsa, simulando ter sido enviada pela família de Francielly. Em sua postagem no Instagram, Alex Renato desmascarou a fraude, explicando que tudo não passava de uma tentativa de chantagem emocional para evitar que ele procurasse as autoridades.

Reação do Empresário

“Essa pessoa chegou até a falar que morreu. Chegou até a falar que sofreu um acidente de moto, falou que estava internada no Hospital Getúlio Vargas e, depois, ela veio falando que morreu, infelizmente. Sendo que isso aqui é mentira. Ela não morreu. Isso aqui foi somente um tipo de chantagem emocional para tentar ver se a gente não ia na delegacia prestar queixa”, afirmou Alex em um vídeo.

Medidas Legais

Após constatar que sofreu um golpe, Alex registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Camaragibe por estelionato e fraude. A Polícia Civil de Pernambuco, em nota, confirmou a abertura de um inquérito policial para investigar o caso. “Registrou, no dia 13 de maio, por meio da Delegacia de Camaragibe, um estelionato/fraude no bairro do Timbi. A vítima, um homem de 21 anos, afirma que sofreu vários golpes de uma cliente, uma mulher de 20 anos, usando Pix falso. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações seguirão até a elucidação dos fatos”, informou a corporação.

Em suma, o caso inusitado chama atenção para a necessidade de cautela nas transações comerciais. Dessa forma, destaca a importância de verificar a autenticidade dos comprovantes de pagamento. Contudo, Alex Renato espera que sua experiência sirva de alerta para outros empresários. E ao mesmo tempo, alertar os consumidores sobre os riscos de fraudes e golpes na era digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here