Estudo derruba famosa lenda sobre os efeitos da maconha

0
57
cannabis-5003423

Um novo estudo, publicado recentemente na revista Social Psychological and Personality Science, está desafiando as concepções tradicionais sobre os efeitos do consumo de maconha. Longe de corroborar o estereótipo de preguiçoso, a pesquisa sugere que usuários crônicos de cannabis não sofrem de uma redução em sua motivação.

Parâmetros da pesquisa

Conduzido pelo pesquisador Michael Inzlicht, o estudo analisou 260 usuários frequentes de cannabis. Ao mesmo tempo, eles participaram por meio de um aplicativo para smartphone. A princípio, realizaram diversas tarefas e respondendo a questionários para avaliar seus níveis de motivação. Os participantes são todos recrutados via Reddit e usuários recreativos da substância pelo menos três vezes por semana.

Contrariando expectativas, os resultados mostraram que esses indivíduos escolhiam as tarefas mais desafiadoras na mesma proporção que tarefas mais simples, independentemente de estarem sob o efeito da cannabis no momento. Curiosamente, os usuários que consumiam cannabis várias vezes ao dia demonstraram uma propensão ainda maior a se engajar em desafios do que aqueles que usavam menos frequentemente.

Este achado sugere que os níveis mais altos de consumo de cannabis não estão relacionados com uma diminuição da motivação. De acordo com o estudo, muitos usuários crônicos continuam a usar cannabis porque a substância potencializa sentimentos de admiração, inspiração e gratidão, e reduz o estresse e o medo. A pesquisa também ajudou a desmistificar a ideia de uma “ressaca de erva”, pois não foram encontrados efeitos significativos nos níveis de emoção ou motivação dos usuários no dia seguinte ao uso.

Quebrando regras

No entanto, a pesquisa também identificou alguns traços negativos associados ao seu uso regular. Desse modo, incluindo um aumento na impulsividade e uma diminuição da tendência para seguir regras.

Estes resultados ressaltam a complexidade dos efeitos da cannabis no comportamento humano. Desta forma, sugerem que embora a planta possa alterar certos traços de personalidade, ela não necessariamente diminui a capacidade de uma pessoa se esforçar ou perseguir tarefas desafiadoras.

O estudo é um passo importante para entender melhor os impactos da cannabis. Também serve como um lembrete de que os estereótipos podem muitas vezes nos levar a conclusões imprecisas. E levanta um debate sobre os efeitos de substâncias psicoativas no comportamento e na motivação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here