Câmara aprova restrições às terras e aos direitos dos povos indígenas – 31/05/2023

0
16

[ad_1]

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (31). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Direitos humanos ameaçados. Foi uma agonia anunciada saber que direitos assegurados pela Constituição há 35 anos estão agora em suspenso após a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O placar de 283 votos a favor, 155 contra e uma abstenção escancarou na terça (30) a vitória da bancada ruralista sobre a agenda protetora do meio ambiente divulgada pelo governo Lula.

A proposta segue para análise do Senado e, em outra frente, o STF (Supremo Tribunal Federal) julga o marco temporal na próxima semana. Lideranças indígenas enxergam massacre no horizonte, genocídio. Na coluna Presença histórica, Patrícia Alves Melo escreve que a luta pela terra é a mãe de todas as lutas. “Tomar 1988 como medida de tempo significa apagar histórias e minimizar processos longevos de expropriação de terras, de violência sobre os povos indígenas”, critica. Temas como o desmatamento de florestas e mudanças climáticas dizem respeito a todos, não apenas aos indígenas.

O rombo bilionário das maiores renúncias fiscais. Antecipado com exclusividade ao UOL, levantamento da Unafisco calcula que o governo federal vai abrir mão de arrecadar R$ 641 bilhões em impostos em 2023. As renúncias fiscais tiveram aumento de 22% em relação ao ano passado.

Os maiores privilégios são a isenção de lucros e dividendos distribuídos por empresas, a ausência do Imposto sobre Grandes Fortunas e a Zona Franca de Manaus. O governo Lula busca aumentar as receitas atacando a “caixa preta das renúncias”, mas ao mesmo tempo cria novas isenções, como o pacote de incentivos para carros populares.

Últimas horas para o Imposto de Renda. Breaking news: maio acaba hoje! Com o fim do mês, termina às 23h59min desta quarta (31) o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal calcula que irá receber cerca de 39 milhões de declarações neste ano. O órgão alerta que o sistema pode ficar sobrecarregado nas últimas horas, e quem perder o prazo paga multa com valor mínimo de R$ 165,74.

Se a sua declaração ainda tem informações incompletas, não desista agora. Especialistas dão a dica para enviar os dados já reunidos e depois complementá-los com uma declaração retificadora, sem custos, evitando o pagamento da multa.

Novo filme do Homem-Aranha chega aos cinemas. Na vida dos super-heróis também existem essas decisões importantes, sobre quem salvar e quem deixar morrer. Homem-Aranha Através do Aranhaverso está chegado aos cinemas, e o colunista Roberto Sadovski ficou impressionado com o que viu, com a alta dosagem de arte, deslumbre e beleza da experiência.

Homem-Aranha no Aranhaverso colocou Miles Morales no tabuleiro, mostrando como ele ganhou seus poderes, protagonizou sua tragédia particular e descobriu seu lugar no mundo”, lembra. No novo filme, a sequência, o herói precisa amadurecer. Em São Paulo, na avenida Paulista, os fãs podem comemorar a estreia numa rede de fast-food que decorou a fachada e lançou um combo especial com o Spider Burger (pão vermelho com formato de teia).

Thiago Wild é a zebra da hora em Roland Garros. Em mais de quatro horas de partida, o tenista Thiago Wild conseguiu uma vitória memorável no torneio da França, na terça (30). O paranaense de 23 anos bateu o número 2 do mundo, o russo Daniil Medvedev, por 3 sets a 2, na primeira vitória de um tenista brasileiro sobre um top 5 neste torneio desde 2004, quando Gustavo Kuerten superou Roger Federer. Enorme zebra, registra Saque e Voleio.

Na disputa em duplas em Roland Garros, o gaúcho Rafael Matos e o português Francisco Cabral também conseguiram grande vitória, sobre os campeões australianos Jason Kubler e Rinky Hijikata. Veja em Tenis Brasil a lista completa dos resultados de terça nas chaves masculina e feminina.

Os sufocos da falta de sexo no corpo humano. Fazer sexo tem grande relevância para a saúde. Para além do sentido universal da reprodução da vida, transar envolve intimidade, prazer, erotismo. Reportagem de VivaBem cita evidências recentes de que as pessoas têm feito menos sexo do que gostariam, sobretudo os mais jovens, e explica o que acontece com o corpo humano diante dessa carência ou inatividade sexual.

Por exemplo, quanto melhor for o sexo, melhor a qualidade do sono. E vice-versa, quem dorme mal se arrisca a ter a performance comprometida. Ao sentir prazer, o corpo relaxa e libera hormônios, sendo que a masturbação tem efeitos benéficos parecidos. Sentir-se bem ajuda a enfrentar doenças, melhora o humor e reduz o estresse. E sexo virtual conta pontos. Sim, as interações por conversas e imagens também estimulam o corpo na vivência fundamental da sexualidade.



[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here