Brasil pode ter surto de sarna por causa da ivermectina?

0
36
ivermectina

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo uma série de desafios e controvérsias. Entre elas está o uso de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento da doença. Um desses medicamentos é a ivermectina. O remédio teve distribuição ampla através dos “kits Covid” e agora pode estar associada a um surto de escabiose. A doença também conhecida como sarna está causando um surto em duas creches de Balneário Camboriú.

Ivermectina pode causar sarna

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) apontam que o uso excessivo e não recomendado da ivermectina pode ter contribuído para o aumento da resistência do ácaro Sarcoptes scabiei, causador da escabiose.

Um estudo publicado em 2021 pela UFAL discute essa resistência exacerbada, que tem sido observada em vários surtos pelo Brasil nos últimos anos. Por isso, os casos em Santa Catarina liga o alerta de um possível surto em todo o país. Vale lembrar que o medicamento teve uso amplo durante a pandemia.

Apesar das evidências apresentadas pelos pesquisadores, ainda há cautela ao afirmar a relação direta entre o uso do medicamento e os surtos. O médico infectologista Fábio Gaudenzi de Faria, Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, reconhece a possibilidade mas ressalta a necessidade de avaliação da resistência do parasita para confirmar essa hipótese.

O que diz autoridades de Camboriú?

Por outro lado, a secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Caroline Prazeres, expressa ceticismo quanto à relação entre o uso da ivermectina e o surto nas creches. Ela destaca que o surto parece estar restrito ao ambiente das creches e ocorreu principalmente entre crianças de um a cinco anos.

Este caso destaca a importância do uso responsável de medicamentos e da vigilância contínua em saúde pública para prevenir e responder eficazmente aos surtos de doenças.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here