De quem é a culpa do Brasil cair no ranking contra a Corrupção?

0
82
Lula e Bolsonaro

Na manhã desta terça-feira (30), a ONG Transparência Internacional divulgou os resultados do Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, e os dados não são animadores para o Brasil. O país registrou uma queda de 10 posições em relação ao ano anterior.

De acordo com o relatório, o Brasil obteve uma pontuação de 36 pontos, o que o coloca na 104ª posição entre os 180 países avaliados. Esse desempenho abaixo da média global, que é de 43 pontos, indica uma percepção negativa quanto à corrupção no país.

Além disso, o Brasil também ficou abaixo da média regional para as Américas e da média do BRICS, com 43 e 40 pontos, respectivamente.

O relatório do IPC aponta o desmonte de órgãos de defesa do Estado brasileiros entre 2019 e 2022 como um dos principais fatores para essa queda. Essa é a pior classificação do Brasil desde 2017, e o relatório destaca a má gestão do governo Bolsonaro como um dos motivos para essa queda.

Contudo, também aponta que o governo Lula tem sua parcela de responsabilidade por não ter reconstruído esses órgãos de forma eficaz.

Dessa forma, esses dados reforçam a importância da transparência e da integridade no cenário político brasileiro. Além disso, destacam a necessidade de medidas efetivas para combater a corrupção. Em resumo, fortalecer as instituições democráticas do país. A queda no IPC serve como um alerta para a urgência de ações concretas. Só assim para melhorar a percepção da corrupção e promover uma governança mais ética e responsável.

Foto: Renato Pizzutto/Band

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here