VEM, VACINA! Brasil pode passar de 4 milhões de casos de dengue

0
31
mosquitos_aedes_aegypti_dengue
A vacina não elimina os cuidados constantes contra o mosquito.

Nesta terça-feira (30), o Ministério da Saúde divulgou estimativas preocupantes sobre os casos de dengue no Brasil para o ano de 2024. De acordo com os dados apresentados durante um encontro em Brasília, espera-se que o país registre aproximadamente 1.960.460 casos da doença. No entanto, essa estimativa possui uma ampla margem de variação, podendo oscilar entre 1.462.310 e 4.225.885 casos.

Nos primeiros quatro semanas do ano, o Brasil já acumulou um total de 217.841 casos prováveis de dengue. Além disso, foram confirmadas 15 mortes relacionadas à doença, com outras 149 ainda em processo de investigação.

A incidência da dengue é alarmante, atingindo uma taxa de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Enquanto isso, a taxa de letalidade está em 0,9%. Em comparação com o balanço anterior, que abrangia as três primeiras semanas de 2024, o país já apresenta um aumento significativo no número de casos e óbitos.

E a vacinação começa quando?

Quanto à vacinação contra a dengue, a distribuição das doses para os 521 municípios selecionados pode começar na segunda semana de fevereiro. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, explicou que a entrega das doses ainda não teve início devido a uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à tradução da bula para o português pelo laboratório Takeda, responsável pela produção do imunizante.

A vacinação será para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa faixa etária concentra um dos maiores números de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal será de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Essas medidas são cruciais para conter o avanço da dengue no país e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis. É grande a expectativa pela vacina. A conscientização sobre a prevenção da doença continua sendo fundamental para combater sua propagação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here