Acesso ao absorvente é um direito de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, e agora, por meio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do Governo Federal, é possível adquirir absorventes gratuitos através do Farmácia Popular. Essa iniciativa visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual, um problema que afeta milhares de pessoas em todo o país.
Ao mesmo tempo, mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil estão participando do programa e aptas a distribuir o item de higiene ao público que tem direito ao benefício. Para retirar o absorvente, basta a pessoa apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital e um documento com foto. Caso haja dificuldades em gerar o documento, é possível buscar orientações em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou equipamentos da assistência social, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) ou equipes do Consultório na Rua.
A campanha “Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito” começou a ser veiculada na última terça-feira (23), na TV aberta, rádio e em locais de grande circulação de pessoas em todo o país. Mais informações podem ser encontradas na página criada pelo Ministério da Saúde.
Em resumo, a pobreza menstrual é uma realidade que ainda afeta muitas pessoas e influencia diretamente na evasão escolar. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o período menstrual. Dessa forma, cerca de 4 milhões sofrem com a privação de higiene no ambiente escolar, incluindo o acesso a absorventes.
Confira abaixo um passo a passo sobre como ter acesso ao absorvente gratuito:
Quem tem direito absorventes grátis
Pessoas com idade entre 10 e 49 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e que se encaixam em uma das seguintes situações:
- Estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
- Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
- Estar em situação de rua.
Como retirar o absorvente gratuito
- Apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital;
- Levar documento de identidade com foto e CPF.
Onde retirar o absorvente
- Consultar a lista de farmácias participantes onde o item de higiene pode ser retirado.
Essa iniciativa é um passo importante para garantir a dignidade menstrual e promover o acesso igualitário à saúde e higiene básica para todas as pessoas.