Sisu 2024: inscrições e escolha de curso terminam nesta quinta

0
68

O prazo está se esgotando! Estudantes de todo o Brasil têm até esta quinta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília), para fazerem suas inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. É a oportunidade de concorrer a vagas em diversos cursos de graduação oferecidos por universidades e institutos federais.

Para se inscrever, os candidatos devem conferir sua classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Desse modo, devem escolher duas opções de curso. Todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exceto treineiros, que não zeraram a prova de redação, são elegíveis para o processo seletivo do Sisu.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial por curso, que representa a pontuação do último candidato classificado no total de vagas disponíveis. Essa nota e a classificação dos candidatos podem variar conforme o número de inscritos e novas inscrições ao longo do período.

Seguindo lei de cotas e reserva de vagas

É importante ressaltar que a classificação também segue a política de reserva de vagas prevista na nova Lei de Cotas e nas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, priorizando candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.

Até o momento, mais de 1.1 milhão de pessoas já estão inscritas, ocupando mais de 2.1 milhões de classificações. Este ano, mais de 2.2 milhões de estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece um total de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

O resultado final do Sisu está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro. Ao mesmo tempo, contemplará vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e segundo semestres deste ano. Além disso, a partir dessa data, inicia-se o período de manifestação de interesse pela lista de espera. A princípio, se estende até o dia 7 de fevereiro. O preenchimento das vagas remanescentes ocorrerá ao longo de todo o ano. Desse modo, oferecendo oportunidades contínuas aos candidatos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here