Novo método anticoncepcional em homens promete revolução

0
38
espematozoides

Em um avanço notável para a contracepção masculina, a empresa de biotecnologia Contraline, sediada nos Estados Unidos, desenvolveu um gel anticoncepcional inovador denominado “Adam”. A princípio, este gel promissor visa bloquear a saída de espermatozoides do corpo masculino durante as ejaculações. Dessa forma, oferece uma abordagem revolucionária para o controle de natalidade.

A pesquisa, conduzida com mais de 1,5 mil voluntários de diversas faixas etárias, envolveu a injeção do contraceptivo no canal deferente dos participantes. O canal deferente é responsável por transportar os espermatozoides dos testículos para fora do corpo. O procedimento, realizado em uma consulta médica com anestesia local, permitiu que todos os voluntários continuassem a ter ejaculações normais. No entanto, a contagem de espermatozoides diminuiu drasticamente, atingindo uma eficácia de 99% a 100% em apenas um mês.

O Dr. Eduardo Pimentel, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), destaca a importância desse avanço, afirmando: “Os pesquisadores visam desenvolver um método de contracepção masculino parecido com a vasectomia, como uma vantagem de ser reversível de forma mais fácil”.

Como funciona a aplicação do gel anticoncepcional nos homens?

O gel, administrado por meio de uma agulha fina no canal deferente, age como uma espécie de “rolha” ou “tampão”, impedindo a liberação de espermatozoides. Esta abordagem, comparada à vasectomia, oferece a promessa de reversibilidade mais fácil, abrindo caminho para escolhas mais flexíveis no planejamento familiar.

A Contraline está otimista em relação ao futuro do gel anticoncepcional masculino. Espera-se que o produto receba a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, como um novo medicamento experimental ainda este ano, marcando o início dos testes clínicos. Caso aprovado, o “Adam” poderá estar disponível para o público até 2027, trazendo uma nova era para a contracepção masculina e potencialmente redefinindo os padrões de planejamento familiar. A espera por uma opção contraceptiva inovadora e reversível para os homens pode estar chegando ao fim.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here