Lewandowski abre mão de aposentadoria para se tornar ministro da justiça

0
48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) que Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), irá assumir a chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Lewandowski sucederá Flávio Dino, que foi nomeado por Lula e aprovado pelo Senado como novo ministro do STF. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, com a presença de Lewandowski, Flávio Dino e da primeira-dama, Janja da Silva.

A nomeação irá ser publicada em 19 de janeiro e o novo ministro tomará posse em 1º de fevereiro. Lula afirmou que dará autonomia para que o novo indicado monte a própria equipe na Justiça. Contudo, o presidente declarou que pretende discutir em Fevereiro com Lewandowski quais nomes irão entrar e sair do ministério.

O que Lula diz sobre a escolha do novo ministro?

“Normalmente, eu tenho por hábito cultural não indicar ninguém em nenhum ministério. Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar. Se eu fosse técnico de futebol, não permitiria que o presidente do meu time, por mais importante que fosse, fosse escalar o meu time. O meu time sou eu quem escalo. Se eu perder, me tirem, se eu ganhar, eu continuo.”

Lewandowski já terá uma equipe montada em 1º de fevereiro e deverá conversar com Lula para discutir quem fica, quem sai, quem entra e quais são as novidades neste novo mandato.

Além disso, a primeira-dama Janja espera que mulheres ocupem espaço na nova gestão da pasta, ao que Lewandowski respondeu: “Certamente”.

A repercussão:

Após o anúncio, alguns grandes nomes na política brasileira expressaram suas opiniões positivas para Lewandoski.

O atual ministro do STF, Dias Toffoli, se manifestou com otimismo ao declarar que a escolha do presidente Lula foi “muito sábia e feliz”.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here