Programa de passagens aéreas por R$ 200 já começa em fevereiro

0
25

O tão aguardado programa “Voa Brasil” está prestes a se tornar uma realidade, conforme anunciado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. A iniciativa, que visa disponibilizar passagens aéreas por R$ 200, terá seu pontapé inicial no próximo mês, trazendo uma significativa mudança no acesso ao transporte aéreo no país.

Quem Pode Participar Inicialmente?

O programa inaugural será dedicado a dois grupos específicos: aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em entrevista concedida nesta terça-feira, 9, no Palácio do Planalto, Costa Filho destacou que esta é a primeira etapa do projeto.

“Serão para dois públicos específicos num primeiro momento, o público de aposentados do INSS, que dá em torno de 20 milhões de brasileiros, e também para alunos do Prouni, que atinge 600 mil estudantes”, informou o ministro.

Como Funcionará o Programa?

O programa prevê a disponibilidade de passagens aéreas a preços acessíveis, começando por aqueles que se enquadram nos critérios estabelecidos. O adiamento do lançamento, que estava previsto para meados do ano passado, agora está programado para fevereiro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o anúncio oficial.

No dia do lançamento, o governo planeja informar o número de passagens disponíveis para aquisição. O ministro Costa Filho estimou que entre 2,5 milhões e 3 milhões de pessoas, que nunca viajaram de avião ou não o fazem há mais de 12 meses, poderão se beneficiar do programa.

Ampliação e Democratização do Acesso ao Transporte Aéreo

A previsão do ministro é que esta primeira etapa do programa possa democratizar o acesso ao transporte aéreo, proporcionando a oportunidade para milhões de brasileiros viajarem de avião pela primeira vez ou após um longo período.

“Essa é a primeira etapa do programa e, a partir daí, a gente vendo que o programa funcionou, vai tentar cada vez mais, ao lado das aéreas, buscar a ampliação do programa”, destacou o ministro.

Apesar de construído em diálogo com as companhias aéreas, o governo monitorará práticas de preços abusivos. O ministro comemorou o crescimento de 15% no número de passageiros entre 2022 e 2023.

O programa “Voa Brasil” é uma iniciativa importante para tornar o transporte aéreo mais acessível e inclusivo para diversos setores da população, contribuindo para a expansão do turismo e promovendo a mobilidade de milhões de brasileiros. O anúncio oficial em fevereiro será aguardado com expectativa pela população ansiosa por essa oportunidade de voar Brasil afora por preços mais acessíveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here