As vantagens reais dos estudantes usarem celular em sala de aula

0
62

Os smartphones, além de serem ferramentas de trabalho e facilitadores do dia a dia, têm se revelado verdadeiros aliados na educação. Com uma infinidade de aplicativos disponíveis, desde conversores de moeda até dicionários e tradutores, esses dispositivos oferecem um universo paralelo de recursos que podem transformar a experiência de aprendizado. Embora o uso em sala de aula possa gerar preocupações com distrações, a realidade é que proibir não é a solução. 93% das crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos já usam a internet. Principalmente por meio de celulares, é fundamental repensar a abordagem e transformar esses dispositivos em ferramentas de apoio à educação.

A importância de integrar tecnologia e escola

Uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil revelou que o celular é o dispositivo predominante para acesso à internet nessa faixa etária, destacando a importância de integrar a tecnologia ao ambiente escolar. Considerando a afinidade natural das novas gerações com a tecnologia, usar o celular como uma ferramenta educacional pode aumentar a motivação, o engajamento e a participação dos alunos nos conteúdos.

A inovação no ensino é outra vantagem do uso dos smartphones em sala de aula. Professores podem explorar os avanços tecnológicos para criar planos de aula. Ao mesmo tempo mais criativos e interativos, despertando a atenção dos alunos e facilitando a fixação de conteúdo. Além disso, o acesso à informação é favorecido, permitindo que os estudantes explorem uma variedade de materiais, como músicas, e-books, vídeos e infográficos.

O celular, quando integrado de maneira eficaz no ambiente escolar, contribui para o sucesso das metodologias ativas e do ensino bilíngue. Transformando o vilão em aliado, a tecnologia oferece oportunidades para uma educação mais dinâmica, conectada e eficiente. É hora de enxergar além do celular e explorar o potencial transformador que ele pode trazer para as salas de aula.

*Por Letícia Bufarah, head de marketing da Leapfone

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here