Grammy 2023: Planet Hemp leva 2 prêmios; Gaby Amarantos e Marília Mendonça também vencem

0
64

A música brasileira brilhou na 24ª edição do Grammy Latino, que aconteceu nesta quinta-feira (16), em Sevilha, na Espanha. O evento, que celebra os melhores da música latina, contou com a presença de artistas de diversos países e gêneros musicais.

Entre os premiados, destacaram-se a banda carioca Planet Hemp, que levou dois prêmios. A cantora paraense Gaby Amarantos levou o troféu de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com Tecnoshow, que mistura ritmos brega e eletrônico. Esta foi a terceira indicação da artista, que já havia concorrido em 2012 e 2019.

Em seu discurso de agradecimento, Gaby Amarantos dedicou o prêmio às mulheres negras, da Amazônia e da periferia, e afirmou que sua música é uma forma de resistência e valorização da cultura brasileira.

“Eu sou uma artista da Amazônia, da Floresta Amazônica do Brasil. E faço música da periferia negra de Belém do Pará. Quero agradecer, sou uma artista independente. Estou há 20 anos trabalhando com esse estilo. Recebo com muita honra, alegria esse prêmio reconhecendo a música como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!”, disse.

Homenagem

Outro momento emocionante foi a homenagem póstuma à cantora Marília Mendonça, que faleceu em novembro de 2021, em um acidente aéreo. Ela foi a vencedora na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, por Decretos Reais, lançado em maio deste ano. O álbum, que traz canções como “Troca de Calçada”, “Foi Por Conveniência” e “Rosa Embriagada”, foi o último trabalho da artista, considerada a rainha da sofrência.

Planet Hemp faz história

A banda de rap e rock Planet Hemp também fez história ao ganhar dois gramofones nas categorias: melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa e melhor interpretação urbana em língua portuguesa. O grupo, formado por Marcelo D2, BNegão, Rafael Crespo, Formigão e Pedro Garcia, lançou em 2021 o álbum Jardineiros, que marca o retorno da banda após 18 anos sem um trabalho inédito. O disco, que traz músicas como “Distopia”, “Jardineiros” e “A Verdadeira Força”, é uma crítica social e política ao Brasil atual.

Além desses, outros artistas brasileiros também foram premiados em diferentes categorias, como Xênia França, Martinho da Vila, João Donato, Tiago Iorc, Duda Rodrigues e Eli Soares.

Confira a lista completa dos vencedores brasileiros do Grammy Latino 2023:

Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa

  • Xênia França – Em nome da Estrela

Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa

  • Planet Hemp – Jardineiros

Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa -Planet Hemp e Criolo – Distopia

Melhor Álbum de Samba/Pagode

  • Martinho da Vila – Negra Ópera

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira

  • João Donato – Serotonina

Melhor Álbum de Música Sertaneja

  • Marília Mendonça – Decretos Reais

Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa

  • Gaby Amarantos – Tecnoshow

Melhor Canção em Língua Portuguesa

  • Tiago Iorc e Duda Rodrigues – Tudo O que A Fé pode Tocar

Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa

  • Eli Soares – Nós

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here