Uber dará transporte gratuito a mulheres vítimas de violência

0
42

As mulheres que sofrem violência doméstica no Distrito Federal ganharam um apoio importante para denunciar seus agressores e buscar ajuda. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a empresa Uber Brasil firmaram uma parceria para oferecer transporte gratuito para as vítimas que precisam ir até as unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

A princípio, a iniciativa tem como objetivo incentivar as mulheres a registrar os boletins de ocorrência na Polícia Civil e garantir a sua segurança e proteção. As delegacias funcionam 24 horas por dia e estão preparadas para acolher e orientar as vítimas.

Ao mesmo tempo, além do transporte gratuito, a parceria também prevê a divulgação de informações a motoristas e usuários da Uber sobre como ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. A empresa disponibiliza a assistente virtual do Projeto Ângela, desenvolvido em parceria com o Instituto Avon, que oferece vários serviços para as mulheres, como contato com psicólogos e advogados.

Como entrar em contato com o Projeto Ângela?

Para acessar a assistente virtual Ângela, basta enviar uma mensagem por Whatsapp para (11) 94494-2415. A partir daí, a assistente envia informações e direciona para um especialista. O número funciona para todo o Brasil, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h. O serviço é gratuito.

A parceria entre a SSP-DF e a Uber terá duração de um ano. De acordo com a empresa, ela faz parte das ações do governo distrital para combater a violência contra a mulher. Segundo a secretária de Segurança Pública, Janaína Almeida, a cooperação é uma forma de ampliar o acesso das vítimas aos serviços públicos e de fortalecer a rede de proteção às mulheres.

“Essa parceria é muito importante para que as mulheres possam ter mais facilidade para denunciar e buscar ajuda. Muitas vezes, elas não têm condições de se locomover até as delegacias ou outros órgãos de apoio. Com o transporte gratuito, elas terão mais segurança e confiança para romper o ciclo de violência”, afirmou a secretária.

Canais de atendimento

Em caso de emergência no Distrito Federal, a vítima ou uma testemunha podem ligar para 190 e acionar uma viatura da Polícia Militar. A ligação é gratuita e o número está disponível 24 horas por dia.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Ligue 180, pela Central de Atendimento à Mulher. O serviço é de graça e funciona diariamente. O anonimato é mantido.

Foto: Freepik

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here