VÍDEO: Rio tem implosão de prédios para dar lugar a parque

0
67

Um marco histórico da educação no Rio de Janeiro se despediu neste domingo (5). Os quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte, foram implodidos para dar lugar a um parque público.

A operação, que começou às 7h, durou cerca de 15 segundos e envolveu mais de 300 profissionais. A iniciativa contou com a desocupação de 700 imóveis no entorno por medida de segurança, e os moradores receberam apoio da prefeitura.

De acordo com o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, tranquilizou a população e disse que não há risco de desabamento das casas. Ele também afirmou que a implosão não deve afetar a realização do Enem, que acontece no período da tarde.

“A nossa preocupação é primeiro com a segurança de todos os moradores, por isso os moradores vão para os pontos de encontro para se preservar. Lá elas vão receber todos os apoios necessários. Tem morador preocupado se a casa vai desabar, isso não vai acontecer”, explicou.

A princípio, o parque no local terá uma área de 50 mil metros quadrados e contará com quadras esportivas, pista de skate, playground, academia da terceira idade, bicicletário, área de convivência e estacionamento. A previsão é que a obra termine em 2024.

A Universidade Gama Filho foi fundada em 1939 e chegou a ter mais de 20 mil alunos. Em 2014, a instituição foi descredenciada pelo Ministério da Educação por problemas financeiros e administrativos. Desde então, os prédios estavam abandonados e se tornaram um foco de vandalismo e violência.

Confira abaixo o momento da implosão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here