Desemprego no Brasil cai para 7,7%, diz IBGE

0
15

O Brasil registrou uma queda na taxa de desemprego no terceiro trimestre deste ano. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua,  divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice caiu de 8% no segundo trimestre para 7,7% no terceiro trimestre. Este é o menor nível desde o último trimestre de 2014, quando era 6,6%.

Isso significa que a população desempregada diminuiu em 3,8% em relação ao trimestre anterior e em 12,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, são 8,3 milhões de pessoas sem trabalho no país, contra 8,6 milhões no segundo trimestre e 9,4 milhões no terceiro trimestre de 2022.

Por outro lado, a população ocupada aumentou em 0,9% em relação ao trimestre anterior e em 0,6% na comparação anual. São 99,8 milhões de pessoas trabalhando no Brasil, o maior contingente da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

Os setores que mais contribuíram para o aumento da ocupação foram os de serviços (1%), comércio (1,2%) e construção (2%). Já os setores que mais perderam postos de trabalho foram os de agricultura (-2%) e indústria (-0,5%).

Ao mesmo tempo, a renda média real dos trabalhadores também apresentou uma leve melhora. O valor ficou em R$ 2.309,00. Isso significa um aumento de 0,4% em relação ao trimestre anterior e de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here