70% dos brasileiros não sabem em quem votaram na última eleição

0
19

A menos de um ano das eleições municipais de 2024, uma pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) revela um cenário preocupante sobre a memória e o interesse dos brasileiros pela política. Segundo o levantamento, que será divulgado na próxima quarta-feira (25), 70% dos entrevistados não se recordam em quem votaram para deputado estadual, deputado federal e senador nas eleições de outubro de 2022.

A pesquisa, chamada de Pesquisa Nacional Sobre Democracia, foi feita em setembro deste ano com 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em 127 municípios, de forma presencial e online. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

O estudo mostra que a falta de memória sobre os votos varia de acordo com a renda e a escolaridade dos entrevistados. Entre os que recebem até um salário mínimo, apenas 21% se lembram em quem votaram para deputado federal. Já entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, o percentual sobe para 44%. O mesmo ocorre com o nível de instrução: 23% dos que têm ensino fundamental e 42% dos que têm ensino superior se recordam do candidato que escolheram para a Câmara Federal.

Baixo interesse

Além da dificuldade em lembrar os votos, a pesquisa também indica um baixo interesse pela participação política. Apenas 8% dos entrevistados dizem ter “muita vontade” de participar da vida política de suas cidades, enquanto 13% têm “alguma vontade” e 78% “não têm vontade” alguma.

Quando questionados sobre as prioridades que deveriam ser adotadas por um político, a maioria dos entrevistados respondeu que a qualidade na saúde é a principal (41%), seguida pelas melhorias na educação (25%) e pelo incentivo à geração de empregos (14%). A pesquisa também revela diferenças regionais: a geração de empregos é mais citada nas regiões Norte e Centro-Oeste (18%) e a redução da violência se destaca no Nordeste (15%).

Para os organizadores da pesquisa, os resultados apontam para a necessidade de se fortalecer a democracia no país, por meio da educação política e da participação cidadã. Segundo o ICS, o objetivo do levantamento é contribuir para o debate público sobre os desafios e as oportunidades da democracia brasileira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here