Conferência sobre produção cultural e economia criativa na Paraíba traz consultora internacional

0
11

 

A força da economia criativa na Paraíba estará em discussão durante a Conferência Cultura e Profissões, que acontece no próximo dia 18, no IFPB, e vai receber a professora Claudia Leitão, que atua como consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio(OMC) e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento(UNCTAD).

Além de Cláudia Leitão, estão confirmadas as participações de Rejane Nóbrega, do Ministério da Cultura na Paraíba; do secretário estadual de cultura, Pedro Santos; da Pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria José Bezerra; e do pesquisador, produtor e gestor cultural, Alexandre Santos, do Observatório de Políticas Culturais. A mesa de debates terá a mediação de Dina Faria, do Fórum de Produção Cultural da Paraíba. O evento é gratuito e acontece dentro da programação da XVIII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia 2023 do IFPB, em João Pessoa.

Profissionalização

A Conferência terá como tema a “Formação em produção e gestão cultural para o desenvolvimento da Cultura e da Economia Criativa” e tem o foco na profissionalização no setor cultural. A proposta central é discutir a cultura como um ativo de inovação e desenvolvimento econômico e fazer uma análise estratégica da cadeia produtiva da economia criativa existente na Paraíba, criando condições reais para a formação de mercados culturais e seus profissionais.

Para Dina Faria, a economia criativa na Paraíba requer discussões com o foco na profissionalização e estruturação do mercado. “Estamos vivendo a retomada da cultura em um cenário de relevância enquanto política pública, que promove a inclusão e gera renda. Esta é uma oportunidade de aprofundar uma discussão fundamental para profissionalizar a economia criativa na Paraíba e aproveitar todo o potencial cultural que o Estado possui, destacou Dina que representa o Fórum de Produção Cultural da Paraíba e fundou a Atua Comunicação Criativa.

Trajetória

Cláudia Leitão foi Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006) e secretária da Economia Criativa do MinC (2011a 2013). Ela também dirigiu o Observatório de Fortaleza do Instituto de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza (2017-2020) e foi presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa na Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará(2019-2020).

Atua como consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento. Também presta consultoria em Economia Criativa para o Sebrae, para governos federal, estaduais e municipais, empresas privadas e outras organizações. É doutora em Sociologia pela Sorbonne (Paris V)e mestra em Direito pela USP.

A Conferência é uma ação associada entre o Fórum de Produção Cultural da Paraíba (FPC-PB), Atua Comunicação Criativa, Maracá Cidadania e Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult). A ação acontece em parceria também com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa. O evento tem o apoio do Instituto Energisa e da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here