Fila do INSS tem 7 milhões de pessoas e meses de espera

0
11

[ad_1]

A decadência do sistema já dura uma década. Em junho de 2013, o tempo médio de espera era de 23 dias. Em junho deste ano, foram liberados cerca de 460 mil benefícios. Especialistas e entidades afirmam que o gargalo está no número reduzido de servidores do INSS. O governo reconhece o problema e diz que investe em medidas como bônus, fim de perícia e automatização. Em dez anos, o número de servidores caiu de 39 mil para 19 mil. O Ministério da Previdência Social afirmou que a fila é causada pela demanda “significativamente maior” do que a atual capacidade de análise do órgão.

Bomba prestes a explodir nas prisões. O sistema prisional e socioeducativo de Santa Catarina passou recentemente por uma troca de comando. Há problemas graves dentro e fora dos muros das unidades. Ofício elaborado pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura (MNPCT) em agosto, ao qual o UOL teve acesso, indica transferências indevidas, denúncias de torturas e condições insalubres nas celas. Jovens detidos correm risco de aliciamento por membros de facções como o PCC.

“Quando existe uma engrenagem falha, o sistema é alimentado até chegar à falência, numa perspectiva de massacre. Temos um sistema insalubre, superlotado e o único estado do país que não permite que os familiares levem as sacolas”, denuncia a perita Barbara Suelen Coloniese. As sacolas trazem itens de higiene e comida para os presos. Leia aqui.

O caminho de Faustão até o transplante. No domingo (27), o apresentador Fausto Silva, aos 73 anos e com graves problemas de saúde, conseguiu um coração novo por meio de transplante. É uma notícia boa, para comemorar, quando um adulto ou criança de qualquer país da Terra, após angustiante espera, consegue um órgão: rins, fígado, córnea, coração. São chances de sobrevivência.

A cirurgia é complicada e correu bem. Foi um longo caminho, como mostra reportagem de Splash. Faustão estava internado com insuficiência cardíaca desde 5 de agosto, e entrou na fila do transplante três dias depois, segundo a família. O marcapasso estava lá desde o final de 2020. Leia aqui.

Novos impostos para os super ricos. Em cerimônia no Palácio do Plananto, na segunda (28), o presidente Lula assinou medida provisória para taxar rendimentos de fundos exclusivos e enviou projeto de lei para tributar offshores, as empresas abertas no exterior onde a tributação é reduzida.

[ad_2]

Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here